Quais impostos O corretor de imóveis tem que pagar?

Perguntado por: afrutuoso . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 20 votos

CPP – Contribuição Previdenciária Patronal; IRPJ – Imposto de Renda Pessoa Jurídica; CSLL – Contribuição Social sobre Lucro Líquido; ISS – Impostos Sobre Serviço.

Já com CNPJ, no Simples Nacional, esse valor cai para algo em torno de 12%. Como autônomo o Corretor de Imóveis paga IRPF (Imposto de Renda), contribui para a seguridade social através do INSS, paga o ISS (Imposto sobre Serviços) e deve realizar a Inscrição Municipal.

O Imposto Sobre Serviços (ISS) incide sobre o valor da corretagem. Este valor é de, no máximo, 5% da taxa de corretagem.

A alíquota é de 20% de acordo com o faturamento mensal do corretor, mas limitado ao teto do INSS (valor máximo que pode ser recebido). É possível escolher entre ser contribuinte mensal ou trimestral, com pagamento até o dia 15 (de cada mês ou a cada três meses).

Atualmente, a taxa de imposto sobre comissões pode variar entre 7,5% e 27,5%, com base na tabela IRPF 2023.

Dentre eles estão:

  • COFINS – Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social;
  • PIS – Programa de Integração Social;
  • CPP – Contribuição Previdenciária Patronal;
  • IRPJ – Imposto de Renda Pessoa Jurídica;
  • CSLL – Contribuição Social sobre Lucro Líquido;
  • ISS – Impostos Sobre Serviço.

O corretor de imóveis não pode ser MEI, mas pode ser Simples Nacional. Ainda não sabe o que é isso? Calma, que os especialistas da Contabilizei vão te ajudar neste artigo. E, vale dizer, ter um CNPJ traz tranquilidade para quem atua como autônomo e pode potencializar o faturamento.

Normalmente, os corretores de imóveis têm cadastro como MEI (MicroEmpreendedor Individual) e emitem suas notas físicas imobiliárias neste sistema. Existem outras modalidades de pessoa jurídica disponíveis, que variam de acordo principalmente com os valores das notas a serem emitidas.

Como elas fazem parte do salário, e tendo esse caráter de recorrência mensal, a legislação tributária prevê que existem impostos sobre comissão de vendas; logo, todo funcionário que recebe comissão precisa declarar esses valores no IR.

6%

O percentual de valor máximo da taxa de corretagem imóveis, estabelecido por lei, é de 6% sobre o valor final do bem. Porém, esse dado pode variar dependendo da maneira como o contrato é firmado entre as partes.

Média Salarial do Corretor de Imóveis
É uma atividade que não costuma ter renda regular, principalmente para quem está em início de carreira. De acordo com o site de empregos Catho, a média salarial nacional é de R$2.470.

O que é um corretor de imóveis autônomo? Assim como o corretor que atua em uma imobiliária, o autônomo trabalha com a intermediação de negociações de compra, venda, permuta, locação e gestão de imóveis, tanto residenciais quanto comerciais. Em troca, ele ganha um percentual do valor da transação como comissão.

Como pagar menos ITBI? O contribuinte que utilizar o valor real da negociação imobiliária, ao invés do valor venal arbitrado pelo município ou DF, pode economizar no pagamento do ITBI.