Como fazer uma lista de stakeholders?

Perguntado por: smartins . Última atualização: 17 de julho de 2023
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Como fazer essa identificação?

  1. Liste todas as possíveis partes interessadas.
  2. Entenda os interesses de cada stakeholder.
  3. Determine os respectivos níveis de influência.
  4. Classifique seus stakeholders por ordem de importância.
  1. 5.1 Primeiro passo – Identificação dos grupos de interesse da sua empresa.
  2. 5.2 Segundo passo – Analise as expectativas e interesses dos seus stakeholders.
  3. 5.3 Terceiro passo – Separe os stakeholders em categorias.
  4. 5.4 Quarto passo – Desenvolvimento de estratégias.
  5. 5.5 Quinto passo – Mensuração de resultados.

Stakeholders são todas as pessoas, empresas ou instituições que têm algum tipo de interesse na gestão e nos resultados de um projeto ou organização, influenciando ou sendo influenciadas – direta ou indiretamente – por ela. A compreensão do termo se torna mais clara ao analisarmos a palavra stakeholder.

Em uma tradução livre para o português, o termo significa parte interessada. A teoria é de que, para ter sucesso, qualquer empresa precisa criar algum tipo de valor(seja ele financeiro ou não) para uma série de interessados: clientes, fornecedores, funcionários, comunidades e investidores são alguns exemplos.

Esse grupo de indivíduos pode ser colaboradores, investidores, clientes e fornecedores. Ou seja, quando falamos de stakeholders, estamos nos referindo a pessoas que são impactadas pelas decisões da empresa.

Para iniciar o processo de mapeamento dos stakeholders é preciso levantar quais são as pessoas e entidades que impactam a companhia, e depois classificá-las como: grau de dependência, grau de participação e grau de interferência. Como explicamos aqui. Em seguida, faça um gráfico onde serão representados os públicos.

O mapa de stakeholders é um framework que organiza os pontos de contato entre a equipe de Produto e as partes interessadas (os stakeholters), com o objetivo de manter o alinhamento entre todas as pessoas importantes para o sucesso do produto. Esse mapeamento é particularmente importante para Product Managers.

Os stakeholders mais importantes são:

  • Clientes.
  • Colaboradores.
  • Fornecedores.
  • Comunidade.
  • Gestores.