Como podemos dividir os stakeholders?

Perguntado por: oferreira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 5 votos

Para facilitar a compreensão, vamos dividir os stakeholders em duas categorias: stakeholder interno e stakeholder externo.

Basicamente, os stakeholders podem ser classificados como primários e secundários, a depender do grau de relevância que a empresa tem para eles. Stakeholders primários: pessoas ou empresas que são diretamente afetadas por um negócio e suas atividades ou decisões.

Esse grupo de indivíduos pode ser colaboradores, investidores, clientes e fornecedores. Ou seja, quando falamos de stakeholders, estamos nos referindo a pessoas que são impactadas pelas decisões da empresa.

Os tipos de stakeholders são os internos e os externos ao negócio. Gestores, sócios e colaboradores, por exemplo, são considerados stakeholders internos. Já as categorias de fornecedores, clientes e imprensa, são os chamados stakeholders externos.

Stakeholders primários

  • clientes;
  • fornecedores;
  • colaboradores;
  • gestores;
  • proprietários;
  • investidores e acionistas;

Em uma tradução livre para o português, o termo significa parte interessada. A teoria é de que, para ter sucesso, qualquer empresa precisa criar algum tipo de valor(seja ele financeiro ou não) para uma série de interessados: clientes, fornecedores, funcionários, comunidades e investidores são alguns exemplos.