O que são stakeholders Pmbok?

Perguntado por: iribeiro . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 16 votos

Você sabe quem são os stakeholders do seu projeto? Segundo o PMBoK, o livro elaborado pelo PMI essa é uma das partes mais importantes na gestão de projetos, sendo as partes interessadas no processo. Em outras palavras, é um indivíduo ou grupo de pessoas que tem, de alguma forma, interesse no projeto.

De forma simples, os stakeholders são aqueles que se percebem afetados pelo projeto e são considerados pelo gestor. A área do PMBOK (Project Management Body of Knowledge) tem a ver com a identificação e com a gestão de partes interessadas.

O que é stakeholders? Stakeholders são todas as pessoas, empresas ou instituições que têm algum tipo de interesse na gestão e nos resultados de um projeto ou organização, influenciando ou sendo influenciadas – direta ou indiretamente – por ela.

Os stakeholders são, então, todos os grupos de pessoas ou organizações que podem ter algum tipo de interesse pelas ações de uma determinada empresa. As partes interessadas podem ser desde colaboradores, considerados stakeholders internos, até investidores, fornecedores, clientes e comunidade, chamados de externos.

Podemos definir o que são stakeholders como: “grupos e indivíduos que, de uma forma ou de outra, apresentam algum nível de interesse nos projetos, atividades e resultados de uma determinada organização”. Em uma tradução direta, seria algo parecido com todas as partes interessadas de uma empresa.

Como identificar os stakeholders de uma empresa?

  1. faça uma lista de todas as possíveis partes interessadas na empresa ou projeto. ...
  2. entenda como cada uma dessas partes está interessada. ...
  3. defina o nível de influência do interessado. ...
  4. classifique-os.

As partes interessadas do projeto, ou stakeholders, são indivíduos, grupos ou organizações que podem afetar, ser afetados ou perceber que serão afetados positivamente ou negativamente por uma decisão, atividade ou resultado de um projeto.

Em uma tradução livre para o português, o termo significa parte interessada. A teoria é de que, para ter sucesso, qualquer empresa precisa criar algum tipo de valor(seja ele financeiro ou não) para uma série de interessados: clientes, fornecedores, funcionários, comunidades e investidores são alguns exemplos.

  1. 5.1 Primeiro passo – Identificação dos grupos de interesse da sua empresa.
  2. 5.2 Segundo passo – Analise as expectativas e interesses dos seus stakeholders.
  3. 5.3 Terceiro passo – Separe os stakeholders em categorias.
  4. 5.4 Quarto passo – Desenvolvimento de estratégias.
  5. 5.5 Quinto passo – Mensuração de resultados.

Stakeholders primários

  • clientes;
  • fornecedores;
  • colaboradores;
  • gestores;
  • proprietários;
  • investidores e acionistas;