Quando as partes interessadas devem ser identificadas?

Perguntado por: ucrespo . Última atualização: 17 de julho de 2023
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As partes interessadas podem mudar ao longo do ciclo de vida do projeto, mas para que isso não aconteça, é de responsabilidade do gerente de projeto avaliar as contribuições desde estudo dos grupos até o patrocínio por completo do projeto. Assim as partes interessadas são identificadas.

Identificar as partes interessadas
Importante ressaltar que as atividades de identificação, análise e documentação devem ocorrer durante todo o projeto e não só no seu início. Da mesma forma que ocorrem mudanças no projeto, acontecem mudanças nas partes interessadas dentro e fora da organização.

Durante a fase de planejamento, as partes interessadas são os seus guias para entender aonde o projeto deve chegar.

Segundo o Guia PMBOK®, Identificar as partes interessadas é o processo de identificação de todas as pessoas ou organizações que podem ser afetadas pelo projeto e documentação das informações relevantes relacionadas aos seus interesses, envolvimento e impacto no sucesso do projeto.

Podem ser medidos em números, como o retorno financeiro para investidores. Também podem exigir uma análise mais complexa e uma mensuração mais demorada, demandando feedbacks e pesquisas entre funcionários para descobrir sua satisfação em trabalhar na companhia, por exemplo.

  • Stakeholders.
  • Primeira fase: Identifique as partes interessadas.
  • Segunda fase: Planeje o engajamento das partes interessadas.
  • Terceira fase: Gerencie o engajamento.
  • Quarta fase: Monitore o engajamento.

O "interessado" é a parte (pessoa física ou jurídica) envolvida diretamente no processo. Em outras palavras, os interessados são pessoas que tem ligação com a demanda requisitada. O SIPAC também permite adicionar os "interessados" de um processo, podendo ser: servidores, alunos, credores e unidades.

As partes interessadas são pessoas e organizações, tais como clientes, patrocinadores, a organização executora e o público, que estão ativamente envolvidas no projeto ou cujos interesses podem ser positiva ou negativamente afetados pela execução ou pelo término do projeto.

O ciclo de vida do projeto é dividido em cinco fases de gestão de projeto: iniciação, planejamento, execução, monitoramento, encerramento.

Como identificar os stakeholders de uma empresa?

  1. faça uma lista de todas as possíveis partes interessadas na empresa ou projeto. ...
  2. entenda como cada uma dessas partes está interessada. ...
  3. defina o nível de influência do interessado. ...
  4. classifique-os.

Como fazer uma análise de stakeholders?

  1. Quem são. ...
  2. Quais ganhos você leva para eles. ...
  3. Qual o poder de influência cada um deles tem sobre o negócio, o produto e a empresa. ...
  4. Qual o nível de interesse eles têm, naquilo que você está executando. ...
  5. O que você pode aprender com cada um deles.

O principal resultado do processo de identificação de partes interessadas é o registro dessas partes. Com esse registro, as empresas conseguem ter informações relevantes sobre cada parte interessada identificada, como nome, cargo, contato, necessidades, entre outras.

Os stakeholders (partes interessadas, em português) são as pessoas e as organizações que podem ser afetadas por um projeto ou empresa, de forma direta ou indireta, positiva ou negativamente.

A análise das partes interessadas é o primeiro estágio disso, onde você identifica e começa a entender suas partes interessadas mais importantes. A primeira etapa é pensar em quem são seus stakeholders. O próximo passo é priorizá-los por poder e interesse, e plotar isso em uma grade de Poder/Interesse.