O que é uma entrevista stakeholder?

Perguntado por: abarbosa . Última atualização: 17 de julho de 2023
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O mapa de stakeholders nos permite ter uma “fotografia” das relações possíveis envolvendo tomadores de decisões no projeto que queremos sucesso. Assim, conseguimos visualizar quem pode ter grande poder de influência em decisões, pessoas relacionadas e organizações. Isso é muito importante no início de seu projeto.

Começando a entrevista:
Se necessário, explique os fundamentos do projeto, o tempo em que vai acontecer e o que está previsto para ser implementado. Tente mostrar apenas uma ideia geral e não influenciar demais o entrevistado. Um segundo ponto, extremamente importante é introduzir o andamento da conversa.

O que são stakeholders? Na tradução livre do inglês para o português, stakeholders significa partes interessadas. No mundo corporativo, o conceito se aplica em qualquer indivíduo ou empresas que podem ser impactados por um negócio.

Exemplos de stakeholders em uma organização:

  • Acionistas;
  • Colaboradores;
  • Diretores;
  • Gerentes;
  • Gestores;
  • Proprietários;
  • Sócios.

Como identificar os stakeholders de uma empresa?

  1. faça uma lista de todas as possíveis partes interessadas na empresa ou projeto. ...
  2. entenda como cada uma dessas partes está interessada. ...
  3. defina o nível de influência do interessado. ...
  4. classifique-os.

Em tradução livre para o português, stakeholder quer dizer público de interesse. Porém, também pode ser chamado de parte interessada. O conceito de stakeholders foi proposto inicialmente pelo filósofo norte-americano Robert Edward Freeman, no ano de 1984, no livro Strategic Management: A Stakeholder Approach.

Qual é a importância de identificar os stakeholders? É fundamental que os stakeholders sejam identificados o quanto antes, visto que eles influenciam nas restrições e nos requisitos a serem colocados em prática na gestão de projetos. Isso ajuda, inclusive, na avaliação dos riscos de gerenciamento do que vai ser feito.

Em uma tradução livre para o português, o termo significa parte interessada. A teoria é de que, para ter sucesso, qualquer empresa precisa criar algum tipo de valor(seja ele financeiro ou não) para uma série de interessados: clientes, fornecedores, funcionários, comunidades e investidores são alguns exemplos.

Esse grupo de indivíduos pode ser colaboradores, investidores, clientes e fornecedores. Ou seja, quando falamos de stakeholders, estamos nos referindo a pessoas que são impactadas pelas decisões da empresa.

Os tipos de stakeholders são os internos e os externos ao negócio. Gestores, sócios e colaboradores, por exemplo, são considerados stakeholders internos. Já as categorias de fornecedores, clientes e imprensa, são os chamados stakeholders externos. Esses são aqueles que não têm relação direta com a empresa.

  1. 5.1 Primeiro passo – Identificação dos grupos de interesse da sua empresa.
  2. 5.2 Segundo passo – Analise as expectativas e interesses dos seus stakeholders.
  3. 5.3 Terceiro passo – Separe os stakeholders em categorias.
  4. 5.4 Quarto passo – Desenvolvimento de estratégias.
  5. 5.5 Quinto passo – Mensuração de resultados.

Os principais stakeholders de uma empresa são aqueles que mais influenciam a reputação da instituição no mercado e também os que têm maior poder de impacto em suas atividades. Isso significa que cada empresa e setor tem os seus stakeholders principais.

Também sendo chamado de gerenciamento de stakeholders, essa área de conhecimento tem como principais objetivos: identificar, planejar, engajar, gerenciar, monitorar e analisar as partes interessadas de um projeto a fim implantar melhorias nos processos e buscar maneiras de melhorar a comunicação empresarial.

Como fazer essa identificação?

  1. Liste todas as possíveis partes interessadas.
  2. Entenda os interesses de cada stakeholder.
  3. Determine os respectivos níveis de influência.
  4. Classifique seus stakeholders por ordem de importância.

Qual a importância do stakeholder para minha organização? A importância está em seu poder (visível ou não) de aumentar a chance de êxito de alguma ação. Eles são importantes para o alcance dos objetivos de forma estratégica. Ele ajuda a entender como e onde melhorar para cumprir os objetivos das organizações.

Com a categorização dos stakeholders, também é possível classificá-los por grau de interesse, poder, influência, impacto e susceptibilidade. Essa etapa deve ajudar a dar mais clareza sobre quais deles exigem mais atenção e quais esforços devem ser priorizados para satisfazê-los tanto quanto possível.