Quais as reações que zolpidem pode causar no?

Perguntado por: amendes7 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.1 / 5 8 votos

Comuns: alucinações, agitação, pesadelos, depressão. Incomuns: confusão, irritabilidade, inquietação, agressividade, sonambulismo, humor eufórico. Rara: alteração na libido. Muito raras: desilusão e dependência (sintomas de retirada ou efeito rebote podem ocorrer após a descontinuação do tratamento).

Se estiver a tomar Zolpidem a longo prazo (entre 28 a 35 noites), pode sentir tonturas e ter a sensação de estar drogado. Efeitos colaterais graves também são possíveis com Zolpidem. Alguns efeitos colaterais graves podem incluir: Pensamento anormal ou alterações comportamentais.

O zolpidem atua num receptor dos nossos neurônios e mexe com um químico cerebral chamado ácido gama-aminobutírico, também conhecido pela sigla Gaba. "Isso, por sua vez, promove uma cascata de eventos que faz a gente ficar sedado e dormir", explica a médica Sandra Doria, do Instituto do Sono, em São Paulo.

Os sintomas de dependência incluem dificuldade em dormir sem a medicação, abstinência, ansiedade e comportamento alterado. Por essa razão, é essencial que o zolpidem seja prescrito e utilizado somente sob a orientação de um médico qualificado e que as diretrizes de prescrição sejam seguidas cuidadosamente.

Quanto tempo o zolpidem faz dormir? O zolpidem é um medicamento que começa a fazer efeito cerca de 15 a 30 minutos após a ingestão. O seu efeito máximo ocorre em cerca de uma hora. A duração do efeito do zolpidem pode variar de acordo com a dose utilizada, podendo durar de 6 a 8 horas.

Melatonina pode substituir o Zolpidem para pacientes com insônia.

O zolpidem não pode ser misturado com bebidas alcoólicas ou medicamentos que tenham álcool em sua composição. Além disso, a bula recomenda não tomar zolpidem junto com outros hipnóticos, antipsicóticos, ansiolíticos, sedativos, antidepressivos, analgésicos, antiepilépticos, anestésicos e anti-histamínicos.

Alucinações, compras e apagões: os perigos de não dormir após tomar zolpidem.

Conforme mencionamos anteriormente, o Zolpidem possui propriedades ansiolíticas, ajudando nos sintomas da ansiedade. Porém, para o tratamento da ansiedade existem muitas outras opções que podem ser utilizadas a longo prazo. Consulte-se com um médico especialista e entenda o seu caso.

Esse medicamento só pode ser vendido sob prescrição médica e com retenção da receita. Quanto tempo o zolpidem faz dormir? Logo após a sua ingestão, o início de ação acontece em 30 minutos. Portanto, é recomendado que você tome o medicamento ao se deitar para dormir por causa da sua rápida ação.

A interrupção abrupta do tratamento pode gerar insônia de rebote, uma dificuldade de dormir transitória que pode ser ainda superior àquela que causou a prescrição do medicamento, segundo a bula. Além disso, parar de tomar o remédio sem acompanhamento também pode resultar em alterações de humor, ansiedade e agitação.

O que fazer ao apresentar algum efeito colateral
Lá você poderá ver se essa reação é comum e se vai precisar buscar a ajuda de algum médico. Contudo, em casos de crise alérgica ou intolerância, faz-se necessário a busca por um hospital imediatamente, a fim de evitar a piora do problema.

“Também é fundamental que o indivíduo tome o remédio somente na hora de ir dormir e não faça outras atividades, inclusive mexer no celular.