Quais as 5 fases do capitalismo?

Perguntado por: apereira8 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.3 / 5 12 votos

Logo, o modelo capitalista ascendeu de forma predominante em todo o mundo, por meio de quatro grandes fases:

  • capitalismo comercial;
  • capitalismo industrial;
  • capitalismo financeiro;
  • capitalismo informacional.

Para fins didáticos, as principais análises dividem a história com base em três fases do capitalismo: o comercial, o industrial e o financeiro.

O capitalismo informacional, cognitivo ou do conhecimento corresponde a quarta fase de desenvolvimento do capitalismo. Esse termo foi utilizado primeiramente pelo sociólogo espanhol Manuel Castells, em sua obra “A Sociedade em Rede”, escrita em 1996 e publicada em 2006.

A primeira delas foi a do capitalismo comercial, também chamada de mercantilismo; em seguida tivemos o capitalismo industrial, que se iniciou com a revolução industrial na Inglaterra; e por fim, o capitalismo financeiro, caracterizado por grande concentração de capital nas mãos dos bancos e das grandes empresas.

O Capitalismo Comercial é a primeira fase do capitalismo e também é chamado de fase pré-capitalismo. Foi a fase constitutiva do sistema capitalista e se iniciou no século XV, tendo como base as trocas comerciais. Essas trocas comerciais envolviam tanto as sociedades de um mesmo local, quanto de países diferentes.

São os três pilares do capitalismo:

  • economia de mercado;
  • propriedade privada;
  • acúmulo de capital.

As três fases são classificadas como: Capitalismo comercial ou mercantil (também chamado de pré-capitalismo), entre os séculos XV e XVIII; Capitalismo industrial ou industrialismo, entre os séculos XVIII e XIX; Capitalismo financeiro ou monopolista, a partir do século XX.

Capitalismo Comercial ou Mercantil (pré-capitalismo) – do século XV ao XVIII. Capitalismo Industrial ou Industrialismo – séculos XVIII e XIX. Capitalismo Financeiro ou Monopolista – a partir do século XX.

O Imperialismo - A Última Fase do Capitalismo
Entre as várias características do imperialismo, a mais fundamental e importante é o aparecimento dos monopólios.

O capitalismo deixou de produzir desenvolvimento econômico e progresso humano. Em seu lugar, está surgindo uma nova organização social, que o autor denomina “gerencialismo democrático” (Bresser-Pereira, 2020).