Quais advérbios de lugar?

Perguntado por: oagostinho . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.7 / 5 13 votos

Alguns advérbios de lugar são “perto”, “longe”, “dentro”, “fora”, “aqui”, “ali”, “lá” e “atrás”.

Advérbios de lugar: aqui, aí, ali, cá, lá, acolá, além, longe, perto, dentro, adiante, defronte, onde, acima, abaixo, atrás, alhures (= em outro lugar), nenhures (= em nenhum lugar), algures (= em algum lugar) etc.

Advérbio de Lugar: são aquelas palavras usadas para demarcar lugares no espaço. Advérbio de Tempo: são aquelas palavras usadas para demarcar o tempo de forma geral. Advérbio de Modo: como o próprio nome diz, são as palavras que definem o modo da ação, ou seja, como ela ocorreu.

Classificação dos Advérbios

ClassificaçãoExemplos
Advérbios demonstrativosAqui, então, agora, aí, etc.
Advérbios relativosOnde, como, quando, etc.
Advérbios interrogativosQuando?, onde?, como?

Os advérbios são classificados de acordo com as circunstâncias ou ideias que expressam: tempo, intensidade, lugar, modo, afirmação, negação e dúvida.

Advérbios de lugar: longe, perto, aqui, ali, lá, junto, acima, abaixo, embaixo, atrás, adiante etc.

São as palavras que indicam uma localização. Os advérbios de lugar mais comuns são aqui, ali, lá, atrás, perto, longe, dentro, fora, entre outros.

A Norma Gramatical Portuguesa reconhece sete grupos de advérbios: de lugar, de tempo, de modo, de negação, de dúvida, de intensidade e de afirmação.

Lugar exuberante, lugar adorável, lugar perfumado, lugar desagradável...

Alguns advérbios de tempo são: “antes”, “depois”, “hoje”, “ontem”, “amanhã”, “sempre”, “nunca”, “cedo” e “tarde”. Exemplos: Cedo ou tarde, atingiremos nossos objetivos. Sempre que precisar de algo, basta chamar-me.

Os advérbios de modo mais comuns são: bem; mal; melhor; pior; assim; aliás; depressa; devagar; como; sobretudo; quase; assim; ao léu; às claras; às pressas; à toa; à vontade; às escondidas; aos poucos; desse jeito; desse modo; etc. A maioria das palavras também são terminadas em – mente.

Os advérbios classificam-se de acordo com a ideia que exprimem. Dentre estes temos os advérbios de afirmação que, de acordo com o próprio nome, são utilizados para afirmar algo. Os principais advérbios de afirmação são: sim, realmente, perfeitamente, efetivamente, incontestavelmente, certamente, deveras.

Os advérbios de causa são sentenças subordinadas que indicam a causa da ação da sentença principal. A conjunção mais frequente é porque, mas existem outras: desde que, bem, como, o que, no entanto, por isso, desde que, entre outros.

Significado de Amanhã
advérbio Que ocorre no dia seguinte ao de hoje; que ocorre ou tem lugar no futuro: que nos acontecerá amanhã? Etimologia (origem da palavra amanhã). Do latim maneana, "cedo".

Bom é um adjectivo; bem é um advérbio. O primeiro corresponde ao latim "bonus" e o segundo ao latim "bene". Melhor pode ser o comparativo do adjectivo bom e do advérbio bem. No primeiro caso, está sujeito a flexão (melhor/melhores), no segundo caso, a flexão não se verifica.

O advérbio quando pode ocorrer com valor circunstancial expressando uma circunstância de tempo, indicando «em que ocasião» (ex.: «Ele decidiu levá-la a passear, mas não disse quando»). Pode ainda ocorrer em frases interrogativas directas ou indirectas (ex.: «Quando é que chegas?»).