Precisa abrir a boca para fazer lavagem nasal?

Perguntado por: ffrutuoso . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.2 / 5 17 votos

Deve-se ficar com a boca aberta durante a lavagem. Antes de iniciar, é preciso garantir o vedamento da narina com o bico da seringa ou garrafinha. A pressão de introdução da solução na narina deve ser sempre suave.

O bebê ou criança deve estar sentado ou em pé, com a cabeça levemente reclinada para frente. A boca do bebê precisa ficar aberta ou fechada? O ideal é que a boca do bebê esteja levemente aberta. Para adulto, que conseguem deglutir o soro, é indiferente.

Para a correta aplicação da lavagem nasal, deve-se seguir os seguintes passos:

  1. Acoplar o dispositivo na narina;
  2. Evitar direcionar para a região mediana do nariz (septo nasal);
  3. Inclinar o tronco para frente; (Fig. ...
  4. Lateralizar a cabeça para o lado contrário da narina que será aplicada; (Fig. ...
  5. Manter a respiração pela boca.

“No entanto, quando muita força é empregada no jato, ou com volume acima do indicado, especialmente em crianças (até 30 ml por cavidade), podem ocorrer otites e até crises de pneumonia”, reitera.

É necessário tentar respirar pela boca durante o procedimento; Coloque a seringa na entrada de uma das narinas e pressione até que o soro saia pela outra narina; Repita a técnica pelo menos 2 vezes por dia para uma limpeza eficaz.

O soro ou a água usados na lavagem nasal não vão para o pulmão, desde que a técnica seja realizada corretamente. Normalmente, o soro colocado numa narina durante a lavagem nasal sai pela outra narina ou escorre para a garganta.

Depois da lavagem, podemos assoar e com vigor e sentir o grande alívio que essa medida nos traz.

Quando realizada a lavagem nasal, nem sempre a secreção sairá pelo outro lado, pois depende de como a técnica foi realizada e também pode acontecer de a pessoa engolir, por exemplo – e não há problema nisso.

O aconselhável é realizar o procedimento de manhã e de noite, podendo ser repetido caso a rinite alérgica se instale.

A solução salina pode ser preparada em casa. Para cada litro d'água fervida, acrescente uma colher de chá (09 gramas) de açúcar e outra de sal. Espere esfriar antes de pingá-la no nariz; inalações com solução salina, soro fisiológico ou vapor de água quente ajudam a eliminar as secreções; Evite o ar condicionado.

Quando realizada a lavagem nasal, nem sempre a secreção sairá pelo outro lado, pois depende de como a técnica foi realizada e também pode acontecer de a pessoa engolir, por exemplo - e não há problema nisso.

A ameba Naegleria fowleri, conhecida como 'comedora de cérebro', pode causar uma infecção conhecida como meningoencefalite amebiana primária. De acordo com Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), o verme penetra no cérebro humano por ingestão de água contaminada ou pelo contato com essa água com a pele.

Lavar o nariz com soro gelado:
Portanto, ao usar o soro fisiológico gelado na lavagem, estes cílios terão seus movimentos prejudicados. Além disso, o soro gelado traz dor e irritação dentro do nariz. Concluindo: Realize a lavagem nasal com soro em temperatura ambiente ou levemente morno.

Não precisa fazer força, pode ser devagar, porque é a baixa pressão que vai fazer com que o soro entre em todas as regiões da face. Assim, vai retirando as secreções, os vírus e tudo que estiver incomodando — orienta Luana.

Como a quantidade de soro é pequena, o bebê não corre o risco de engasgar. Na posição correta, levemente inclinado para frente, é ainda mais improvável que isso aconteça. Caso o bebê engula um pouco de soro, pare, deixe que ele tussa e ajude-o a desengasgar, se necessário.

Nunca somente com água, ainda mais se for da torneira. Isso porque a água da torneira possui elementos químicos, como o cloro, que podem ser nocivos a fisiologia nasossinusal.