Como funciona a lavagem nasal por dentro?

Perguntado por: emeireles . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.1 / 5 2 votos

Esta técnica consiste em injetar soro no interior da narina e, depois, por força da gravidade, deixar que o soro saia pela outra narina, promovendo uma limpeza do catarro e aliviando a dor e o desconforto.

Essa técnica consiste em injetar soro fisiológico em cada narina, aliviando possíveis dores e desconforto, limpando o catarro e eliminando a coriza.

Quando realizada a lavagem nasal, nem sempre a secreção sairá pelo outro lado, pois depende de como a técnica foi realizada e também pode acontecer de a pessoa engolir, por exemplo – e não há problema nisso.

“No entanto, quando muita força é empregada no jato, ou com volume acima do indicado, especialmente em crianças (até 30 ml por cavidade), podem ocorrer otites e até crises de pneumonia”, reitera.

Aqueça 200 mililitros de água potável e misture uma colher de chá de sal. A solução salina feita dessa mistura deve ser colocada em um irrigador nasal apropriado, e você deve repetir o procedimento nas duas narinas. Enquanto faz em uma narina, mantenha a cabeça inclinada para que a água saia pelo outro lado.

Não há efeitos colaterais sistêmicos conhecidos relacionados com a lavagem nasal. Quais são os benefícios da lavagem nasal?

Quem sofre de rinite alérgica e sinusite, por exemplo, também pode aproveitar o método. Por ser um sintoma muito comum, a congestão nasal pode passar despercebida como apenas um desconforto, mas pode gerar complicações que afetam diretamente a qualidade de vida.

A ameba Naegleria fowleri, conhecida como 'comedora de cérebro', pode causar uma infecção conhecida como meningoencefalite amebiana primária. De acordo com Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), o verme penetra no cérebro humano por ingestão de água contaminada ou pelo contato com essa água com a pele.

O soro ou a água usados na lavagem nasal não vão para o pulmão, desde que a técnica seja realizada corretamente. Normalmente, o soro colocado numa narina durante a lavagem nasal sai pela outra narina ou escorre para a garganta.

É indicado abrir a boca durante a lavagem para que o líquido passe de uma narina para a outra. Embora nem todas as crianças aceitem a lavagem nasal, a partir dos 3 ou 4 anos muitas conseguem realizar o procedimento por si próprias, o que contribui para que ela se sinta segura e confortável.

A lavagem com soro não 'causa' otite, muito menos pneumonia, nem é capaz de perfurar o ouvido. O processo infeccioso instalado e a secreção acumulada nas vias respiratórias é que podem causar essas complicações”, alertou Isabela.

Como realizar a lavagem nasal de maneira correta
É importante manter a boca aberta durante o processo e não respirar pelo nariz até que a solução flua de uma narina para a outra. Assim, se evita que o produto desça pela garganta.

Lavar o nariz com soro gelado:
Portanto, ao usar o soro fisiológico gelado na lavagem, estes cílios terão seus movimentos prejudicados. Além disso, o soro gelado traz dor e irritação dentro do nariz. Concluindo: Realize a lavagem nasal com soro em temperatura ambiente ou levemente morno.

As compressas mornas ajudam a deixar as secreções mais fluidas e têm um efeito semelhante ao do vapor. Umedeça uma toalha em água quente, ou passe o ferro sobre o tecido até que esteja quente. Em seguida, coloque sobre o rosto na região do nariz e deixe a temperatura esfriar por cerca de 15 minutos.

A solução salina pode ser preparada em casa. Para cada litro d'água fervida, acrescente uma colher de chá (09 gramas) de açúcar e outra de sal. Espere esfriar antes de pingá-la no nariz; inalações com solução salina, soro fisiológico ou vapor de água quente ajudam a eliminar as secreções; Evite o ar condicionado.