Como é a dor vascular nas pernas?

Perguntado por: lveiga . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.7 / 5 3 votos

Nas doenças vasculares, a sensibilidade fica acometida de uma forma mais global”. Uma das formas de apresentação que costuma confundir entre doença vascular e neurológica é a claudicação dos membros inferiores. “Esse termo significa que as pernas doem, adormecem e podem falhar após andar certa distância.

A dor de origem vascular apresenta características específicas no seu aparecimento. Geralmente tem associadas alterações na cor e na temperatura da pele, alteração nos pulsos periféricos e a presença de edema.

Os nomes comerciais que contêm esses princípios ativos incluem Daflon, Venaflon, Perivasc, Flaveno, Velunid e alguns outros. Esse medicamento é muito indicado para tratar insuficiência venosa crônica e outros problemas que atingem a saúde das veias.

Quando devo me preocupar com essas dores
Presença de vermelhidão e/ou inchaço. Presença de febre e até mesmo falta de ar. Dor repentina que faz você mancar.

Dores Musculares
É mais comum ser sentida no período da noite, enquanto o indivíduo está em repouso ou durante atividades como corridas e caminhadas. Ao sentir dores persistentes na perna sem ter realizado esforços ou exercícios físicos, busque ajuda de um médico vascular.

Quando as dores nas pernas não decorrem de esforços fora da rotina, podem ser um sinal de comprometimento no sistema circulatório. É comum essas dores estarem ligadas a varizes e insuficiência venosa crônica. Isso porque essas veias já não conseguem fazer com que o sangue volte ao coração.

A angiografia arterial e venosa é outro exame realizado para detectar problemas nas artérias e veias. O exame é feito através de um scanner que emitirá raios X para obter imagens das artérias e veias. O médico poderá, então, analisar as imagens para avaliar o tamanho, a forma e o fluxo sanguíneo das artérias e veias.

O Doppler Vascular é um exame fundamental para se analisar artérias e veias, com o propósito de diagnosticar todas doenças vasculares, como por exemplo, tromboses, varizes, estenoses e aneurismas, por exemplo, além de uma variedade de outros tipos de condições, incluindo coágulos sanguíneos e má circulação.

As doenças da circulação nas pernas

  1. surgimento de varizes;
  2. inchaço nas pernas;
  3. sensação de cansaço constante;
  4. sensação de formigamento nas pernas;
  5. manchas marrons na pele das pernas;
  6. pés e tornozelos com inchaços;
  7. sensação de peso nas pernas.

Deite-se de barriga para cima e posicione as pernas com uma pequena elevação e joelhos dobrados. Mantenha os pés apoiados para cima e faça movimentos circulares, como se estivesse pedalando uma bicicleta. Repita os movimentos por aproximadamente dois minutos.

Geralmente, a dor nas pernas é causada por ficar longos períodos em pé, além de pequenas lesões musculares da prática de exercícios intensos. Além disso, pode ser causada também pela falta de atividades físicas, por câimbras e má circulação. O que na maioria das vezes não chega a ser preocupante.