O que significa ter muitos furúnculos?

Perguntado por: etavares . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.6 / 5 14 votos

Entre eles estão: baixa imunidade, doenças renais crônicas, obesidade, má higiene pessoal, uso de roupas apertadas e umidade excessiva na pele. As causas do furúnculo estão relacionadas com a infecção do folículo piloso (pelo), da glândula sebácea e do tecido ao redor.

Se o paciente tiver quadros repetidos de furúnculo pelo corpo, ele deve ser referenciado a um dermatologista. O primeiro passo é confirmar se ele tem mesmo furúnculos ou se as lesões são de hidradenite supurativa. Se forem mesmo furúnculos, o médico deverá tentar tratamentos para descolonizar a pele.

Por que o furúnculo acontece? Na maioria das vezes esse abscesso tem como causa uma infecção bacteriana, sendo a mais comum a por Staphylococcus aureus —uma bactéria que pode ser encontrada na superfície cutânea de muitas pessoas sem que cause algum tipo de problema.

Margarina, salgadinhos, bolachas, macarrão instantâneo, comidas congeladas, refrigerantes, sucos de caixinha e sorvetes, entre outros produtos industrializados, costumam ter grandes quantidades de substâncias que aumentam o estado inflamatório do organismo e dificultam a cicatrizaram.

A recorrência de furúnculos normalmente acontece em pessoas que possuem uma má higiene cutânea ou que transpiram em excesso.

Tratamento. É baseado no uso de antibióticos que atuam contra as bactérias. A cefalexina é muito usada. Compressas quentes ajudam a acelerar a drenagem e cura.

Em furunculoses de repetição recomenda-se o uso de mupirocina tópico durante sete dias na cavidade nasal, na região retro-auricular, nos sulcos interdigitais dos pés e mãos, axilas, períneo e na região peri-anal.

Furúnculo é uma infecção de pele, geralmente causada pela bactéria Staphylococcus aureus, que acomete o folículo piloso (pelo), a glândula sebácea e o tecido ao redor.

Compressas quentes ajudam a drenar a região para tirar o pus e acelerar a cura. Durante o processo é preciso cuidar da higiene pessoal, sempre lavando as mãos com água e sabão (de preferência neutro ou antisséptico), mantendo as unhas curtas e não compartilhando roupas, lenços, lençóis ou toalhas.

Este medicamento é utilizado no tratamento de doenças como sinusite, otite média, amigdalite, bronquite aguda e crônica, pneumonia lobar, broncopneumonia, cistite, uretrite, pielonefrites, furúnculos, abscessos, celulite, ferimentos infectados, osteomielite, bem como outras infecções, como aborto séptico, sepse ...

Na maioria dos casos, compressas úmidas com água quente, pelo menos 3 vezes por dia, são suficientes para acelerar a drenagem espontânea. Não utilize pomadas para tratar furúnculos por conta própria. Na maioria dos casos elas não são necessárias. A limpeza da lesão pode ser feita apenas com água e sabão neutro.