Pode tomar Buscopan para dor no estômago?

Perguntado por: ufelix . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.9 / 5 3 votos

PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO? Buscopan® é indicado para tratamento dos sintomas de cólicas gastrintestinais (estômago e intestinos), cólicas e movimentos involuntários anormais das vias biliares e cólicas dos órgãos sexuais e urinários.

Buscopan Composto: o princípio ativo do Buscopan da caixinha roxa é uma combinação de butilbrometo de escopolamina com Dipirona, ou seja, ele possui ação analgésica e antiespasmódica, ideal para combater dores intensas na barriga.

Dor de estômago por tomar anti-inflamatórios
Para evitar a dor de estômago pode-se tomar um inibidor da produção de ácido, como o Omeprazol ou um antiácido como o Pepsamar, de forma a diminuir a dor e o desconforto. Estes remédios devem ser tomados em jejum para que tenham melhor efeito.

Medidas para aliviar os sintomas da dor de estômago

  • Ingerir batata crua, que é um antiácido natural;
  • Colocar uma bolsa de água morna na região do estômago;
  • Beber água para hidratar e aliviar a digestão;
  • Ingerir pera ou maçã cozida.

Como tomar o Buscopan?

  1. Crianças entre 1 e 6 anos: 10 a 20 gotas (5 mg a 10 mg), 3 vezes ao dia.
  2. Adultos e crianças acima de 6 anos: 20 a 40 gotas (10 mg a 20 mg), 3 a 5 vezes ao dia.
  3. Mulheres que amamentam: 10 gotas (5 mg), 3 vezes ao dia.

Como já referido, o omeprazol está indicado para o tratamento das doenças do estômago, duodeno ou esôfago que estejam relacionadas com a acidez gástrica. De forma mais específica, o omeprazol pode ser utilizado nos pacientes com os seguintes problemas: Gastrite. Úlcera péptica (estômago ou duodeno).

AÇÃO DO MEDICAMENTO ou COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA? BUSCOPAN COMPOSTO é a combinação de dois medicamentos que aliviam de forma rápida e prolongada cólicas, dores e desconforto abdominal (dores na região da barriga). O medicamento faz efeito logo depois de tomado e seu efeito dura por 6 a 8 horas.

Geralmente, este incômodo não é preocupante e pode indicar alteração no estômago, esôfago ou início do intestino, como gastrite, refluxo ou má digestão. E costuma estar associada a outros sintomas, como azia, enjoo, vômito, gases, distensão abdominal ou diarreia.

Sabe aquela dor de estômago misturada com um desconforto local que insiste em incomodar e não passa com remédios comuns para azia e má digestão? Então, isso pode ser gastrite, mas também pode ser apenas uma reação do organismo a algum alimento, bebida alcoólica ou medicamento que você ingeriu.

A dipirona também possui efeito espasmolítico, que tem o poder de prevenir a ocorrência de espasmos no estômago, intestino, útero ou bexiga.

Se você está sentindo dor no estômago, inchaço e barriga sensível ao toque e há outros sintomas associados, como diarreia, o ideal é procurar um médico para investigar a causa do sintoma e tratar adequadamente. Condições médicas como a apendicite e cálculos biliares requerem tratamento imediato.

Se a dor de estômago persistir por 2 dias, é necessário procurar um gastroenterologista e iniciar tratamento com remédios antiácidos. Mas, caso haja sangramento ou vômito, o atendimento médico deve ser emergencial, em pronto socorro.

Porém, é bastante indicado procurar ajuda de um profissional quando a dor for persistente e forte, ou se houver vômito com presença de sangue e/ou fezes pretas com odor muito intenso. Situações como essas podem ser indicativo de doenças como gastrite, úlcera, pancreatite, câncer no estômago, entre outras.