Como é a dor de estômago de infarto?

Perguntado por: ateles . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.1 / 5 6 votos

A sensação de aperto no peito também tente a levar à falta de ar, o que resulta em um mal-estar que afeta o estômago da vítima de infarto. Tal questão leva o paciente a suar frio, se sentir fraco, tonto, com indigestão, azia e/ou dores abdominais.

Em homens a dor do infarto geralmente é percebida como uma pressão no peito. “Não é possível localizar com um dedo. A dor pode ser acompanhada de suor sem estar sentindo calor – o suor frio -, dor nos braços, dor na boca do estômago e até na mandíbula. Tonturas e desmaios durante a dor podem acontecer.

Porém, é bastante indicado procurar ajuda de um profissional quando a dor for persistente e forte, ou se houver vômito com presença de sangue e/ou fezes pretas com odor muito intenso. Situações como essas podem ser indicativo de doenças como gastrite, úlcera, pancreatite, câncer no estômago, entre outras.

A sensação dolorosa se dá no centro do peito e costuma irradiar para o braço esquerdo ou para o pescoço e a mandíbula – mais raramente, atinge o braço direito e as costas.

Entre os sintomas mais comuns estão dor no peito prologada – como um aperto – sensação de morte iminente, acompanhada ou não de sudorese, palidez, agitação, enjoo ou vômito, falta de ar, arritmia, entre outros sinais.

A dor no peito de coronária entupida parcialmente se chama angina, quando fecha 100% é infarto. É uma dor, um peso, um aperto. Em geral, não é em cima do coração, é no meio, próximo à boca do estômago. A dor que dá na mama esquerda, uma pontada, agulhada, pode ser gases.

A dor de estômago é definida como sendo uma sensação de dor, desconforto ou incômodo na parte superior e central do abdômen, logo abaixo do osso esterno.

Geralmente, este incômodo não é preocupante e pode indicar alteração no estômago, esôfago ou início do intestino, como gastrite, refluxo ou má digestão. E costuma estar associada a outros sintomas, como azia, enjoo, vômito, gases, distensão abdominal ou diarreia.

Dentre as principais causas de dor na região do estômago citamos a gastrite ou úlceras gástricas e duodenais. Os principais responsáveis são bactérias (como o Helicobacter pylori), o uso de medicamentos, como antiinflamatórios, fatores genéticos e tabagismo.

A gastrite aguda é outro problema no sistema digestivo que pode simular dores parecidas com a do infarto. De acordo com a médica, a gastrite aguda ocasiona dor repentina e forte na região abdominal alta, o que pode gerar também náusea e sudorese fria.

Algumas pessoas podem desenvolver sintomas semelhantes aos da gastrite por conta de quadros de ansiedade sem que haja nenhum sinal de inflamação ou alterações no estômago. Essa condição é chamada de dispepsia funcional e os sintomas podem incluir azia, má digestão e desconforto na região do abdômen.

Confundida com infarto, síndrome de Takotsubo avança entre as mulheres.

As dores no peito podem ter durações distintas, variando de 4 a 20 minutos, por exemplo. Contudo, nem sempre uma dor aguda significa infarto. Especialistas explicam que outros problemas de saúde – como gastrite forte, esôfago com refluxo ou pâncreas com pancreatite – podem ocasionar dores semelhantes.

Ao contrário do infarto, a dor da crise de ansiedade se concentra na área do peito, mas sem a pressão gerada nos ataques cardíacos. Além disso, as dores e os formigamentos podem surgir em qualquer parte do corpo, como braços, pernas, dedos, tórax e pescoço.

Princípio de infarto é um termo usado para descrever o início de sintomas ou uma condição que precede o infarto, chamada angina instável. Por vezes, dizer que alguém teve um princípio de infarto pode significar que o socorro foi rápido, evitando a morte das células cardíacas.

Alguns ataques cardíacos ocorrem de repente, mas muitas pessoas apresentam sinais e sintomas de alerta com horas, dias ou semanas antes do evento. O primeiro aviso pode ser dor ou pressão recorrente no peito (angina) que é desencadeada por um esforço e aliviada quando a pessoa fica em repouso.