É normal sentir muita cólica menstrual?

Perguntado por: atavares . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.3 / 5 2 votos

Se você está se perguntando se sentir cólica menstrual é normal, a resposta é: depende. Tudo vai de acordo com a intensidade da dor que você está sentindo e do quanto esse desconforto interfere no seu dia a dia. Inclusive, vale destacar que nem todas as mulheres sentem esse sintoma no período menstrual.

Fique atenta às cólicas muito fortes, pois não é normal sentir dores tão intensas. Mesmo no período pré-menstrual, a cólica extremamente dolorosa indica alguma anormalidade no sistema reprodutor. As alterações podem ser doenças como endometriose, miomas, pólipos ou inflamações pélvicas².

Nos casos em que os episódios de cólica são recorrentes e muito intensos, recomenda-se que a paciente procure o hospital.

As cólicas intensas tendem a ser mais longas do que as cólicas típicas. Por isso, é necessário investigar se há causas de doenças ginecológicas envolvidas, como endometriose, miomas, tumores pélvicos, síndrome dos ovários policísticos, entre outras doenças.

A dor da endometriose pode se manifestar como uma cólica menstrual intensa, ou dor pélvica/abdominal à relação sexual, ou dor “no intestino” na época das menstruações, ou, ainda, uma mistura desses sintomas.

Por isso, é importante consultar um médico, para que ele possa identificar o tipo de cólica e propor um tratamento adequado.

  1. Áreas afetadas na cólica menstrual. ...
  2. Use bolsas de água quente. ...
  3. Tenha uma alimentação balanceada. ...
  4. Pratique exercícios e alongamentos para cólica. ...
  5. Faça atividades prazerosas. ...
  6. Não se automedique.

Os AINES mais indicados para o controle da cólica menstrual são o ibuprofeno e o ácido mefenâmico (mais conhecido como Ponstan®). Analgésicos comuns, como o paracetamol, têm eficácia inferior aos anti-inflamatórios e, por isso, não costumam ser usados como tratamento de primeira linha.

Exercícios físicos e alongamento são excelentes alternativas para contornar as dores da cólica menstrual porque liberam endorfinas capazes de diminuir as dores musculares.

Cólica menstrual, ou dismenorreia, é uma dor pélvica provocada pela liberação de prostaglandina, substância que faz o útero contrair para eliminar o endométrio (camada interna do útero que cresce para nutrir o embrião), em forma de sangramento, durante a menstruação, quando o óvulo não foi fecundado.

A menstruação com pedaços de sangue não é necessariamente um problema, a não ser que os pedaços sejam tantos a ponto de causarem anemia ou impedirem que a mulher realize alguma atividade do cotidiano (como atividade física), ou que causem vazamentos, por exemplo.

O ultrassom transvaginal e endovaginal são nomes para o mesmo exame. O desse ultrassom é analisar órgãos e estruturas pélvicas, como: trompas uterinas, endométrio, ovários e o próprio útero. O benefício do exame é que ele garante mais precisão no diagnóstico do que a ultrassonografia abdominal.

Sintomas da endometriose que acompanham a endometriose intestinal

  1. Cólica menstrual forte;
  2. Dor na relação sexual;
  3. Dor para urinar durante o período menstrual;
  4. Distensão abdominal;
  5. Fadiga crônica.