Como saber se a cólica é normal?
Se você está se perguntando se sentir cólica menstrual é normal, a resposta é: depende. Tudo vai de acordo com a intensidade da dor que você está sentindo e do quanto esse desconforto interfere no seu dia a dia. Inclusive, vale destacar que nem todas as mulheres sentem esse sintoma no período menstrual.
Quando cólica não é normal
É indispensável que você procure seu ginecologista quando notar padrões de cólicas diferentes da dismenorreia primária ou indícios de dismenorreia secundária, que é anormal por ser uma dor provocada por um problema orgânico, e deve ser tratada². O tratamento da dismenorreia secundária é avaliado conforme cada caso.
Quando a dor de cólica é preocupante
Quando a cólica ocorre fora do período menstrual, mas não é recorrente, não é necessário se preocupar. No entanto, se essa cólica persistir fora do período menstrual por mais de um mês é importante procurar um ginecologista, pois pode indicar doenças ginecológicas.
Como é a dor tipo cólica
Também chamada de dismenorréia, a cólica menstrual é caracterizada por dor no baixo ventre durante a menstruação, e pode vir acompanhada de náusea, diarréia, dor de cabeça e, em alguns casos, até desmaio. Tipos: Primária: é a mais comum, considerada normal e costuma aparecer pouco depois das primeiras menstruações.
O que significa sentir cólica muito forte
Fique atenta às cólicas muito fortes, pois não é normal sentir dores tão intensas. Mesmo no período pré-menstrual, a cólica extremamente dolorosa indica alguma anormalidade no sistema reprodutor. As alterações podem ser doenças como endometriose, miomas, pólipos ou inflamações pélvicas².
Como é a dor da endometriose
A dor da endometriose pode se manifestar como uma cólica menstrual intensa, ou dor pélvica/abdominal à relação sexual, ou dor “no intestino” na época das menstruações, ou, ainda, uma mistura desses sintomas.
É normal sentir cólica todos os dias da menstruação
As cólicas são muito comuns durante a menstruação, porém, mulheres com endometriose geralmente relatam sentir dores muito mais fortes do que o normal. A dor pélvica e as cólicas intensas podem começar antes e se estender por vários dias da menstruação.
O que é bom para aliviar a cólica
Exercícios físicos e alongamento são excelentes alternativas para contornar as dores da cólica menstrual porque liberam endorfinas capazes de diminuir as dores musculares.
Quando devo me preocupar com a minha menstruação
sangramento manchando colchão e roupas; sangramento intenso, durando por mais de sete dias; usar mais de sete absorventes cheios ao dia; outros.
Qual é a causa da cólica
A cólica menstrual é resultado das movimentações que o útero faz para se livrar do endométrio, um tecido que reveste o útero e que aumenta de tamanho durante o ciclo menstrual. A menstruação é o resultado dessa descamação do órgão.
O que fazer para não ter cólica
Assim, invista em uma alimentação balanceada, com alimentos anti-inflamatórios — como banana, abobrinha, soja, frutas vermelhas e salmão. Ao fazer isso, você poderá ter um maior relaxamento muscular. Outra recomendação é consumir mais água nesse período.