Onde é a dor da cólica menstrual?

Perguntado por: aaguiar . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.1 / 5 11 votos

Também chamada de dismenorréia, a cólica menstrual é caracterizada por dor no baixo ventre durante a menstruação, e pode vir acompanhada de náusea, diarréia, dor de cabeça e, em alguns casos, até desmaio.

O sintoma mais comum e que caracteriza a cólica menstrual é a dor localizada no baixo ventre. A intensidade varia de pessoa para pessoa. Em algumas mulheres o desconforto é leve, em outras pode trazer dores agudas. Não raro, a dor se irradia para as costas e membros inferiores.

Podemos dividir as cólicas menstruais em primárias e secundárias. As primárias são as mais comuns. Costumam aparecer pouco depois das primeiras menstruações. Já as secundárias vêm de alguma doença ou problema, como a endometriose, problemas com o DIU, alterações do útero e ovários e inflamação pélvica.

sangramento abundante, junto com cólicas ou dor intensa na parte inferior do abdômen; duas ou três contrações no intervalo de 10 minutos, sobretudo antes que se complete 37 semanas de gestação.

Neuralgia do trigêmeo é uma doença milenar que acomete indivíduos de ambos os sexos e tem predomínio em pessoas acima dos 50 anos.

As cólicas menstruais provavelmente são causadas por um excesso de prostaglandinas — compostos liberados pelo revestimento uterino durante o processo de preparação para a eliminação (a menstruação). Elas são uma parte necessária do processo mas, em demasia, causam dor.

Pratique exercícios e alongamentos para cólica
Durante a menstruação, eles se tornam ainda mais importantes, por liberarem endorfinas que diminuem as dores musculares. É comum que as mulheres com muita cólica queiram ficar quietinhas, preferencialmente deitadas.

TPM e cólica menstrual são sintomas comuns que estão relacionados ao ciclo menstrual. Os sinais da TPM podem ser físicos e emocionais, surgindo em até duas semanas antes da menstruação. A cólica faz parte dos sintomas físicos e geralmente nos dias que antecedem a menstruação ou durante o próprio fluxo.

Hábitos que pioram cólica menstrual: alimentação inadequada
Se você tem uma alimentação rica em gordura, açúcar e sal, essa pode ser a causa das fortes cólicas menstruais.

Cólica não relacionada a menstruação
A cólica renal acomete a região abdominal lateral e pode irradiar para a virilha, enquanto a cólica intestinal é uma dor semelhante à de uma cãimbra.

Os sintomas de fecundação, como dor abdominal e corrimento rosado, podem ser sentidos por algumas mulheres nos primeiros dias depois que o embrião se fixa na parede do útero, onde vai se desenvolver durante a gestação.

Quando a fecundação acontece, algumas mulheres podem apresentar uma cólica leve no 6º ou 7º dia após a relação sexual no período fértil – normalmente mais leve que uma cólica menstrual, podendo ou não estar acompanhada de pontadas no baixo ventre.

Corrimento rosa – Esse é um indício característico do começo da gravidez.

'O corpo humano só pode suportar 45 unidades de dor, mas no momento do parto uma mulher suporta até 57 unidades de dor, isto equivale a 20 ossos quebrados todos de uma só vez... Tome consciência, ame e respeite as mulheres do amor.

Como é a dor do parto? Ela pode ser comparada a uma cólica menstrual intensa, mas não é constante.