O que faz piorar as varizes?

Perguntado por: ltavares . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.8 / 5 8 votos

Carlos Peixoto: vida sedentária, história familiar, uso de hormônios, sobrepeso, multiparidade e trabalhar muitas horas com as pernas para baixo. É possível perceber também uma piora no quadro de varizes durante os meses mais quentes do ano, devido à dilatação das veias causada pela exposição ao calor.

Como evitar o aparecimento de varizes:

  1. Tentar não ganhar peso.
  2. Manter uma dieta rica em fibras para evitar problemas intestinais.
  3. Não utilizar roupas apertadas.
  4. Realizar exercícios físicos.
  5. Não fumar.
  6. Usar meias de compressão.
  7. Evitar tomar anticoncepcionais.
  8. Não permanecer muito tempo em pé ou sentado.

Os exercícios a serem evitados são os muito intensos: pedalar muitos quilômetros, correr maratonas, halterofilistas que carregam muito peso de forma frequente. Tudo isso é contraindicado. Essa intensidade pode causar não só um aumento de varizes, mas também de hemorroida, de hérnia inguinal e umbilical”.

Como surgem as varizes inflamadas? “As veias varicosas são propensas a apresentar este tipo de complicação pois perderam a proteção natural de suas paredes e perderam também o fluxo fisiológico, mantendo o sangue represado nas veias, facilitando a formação de coágulo e a ativação inflamatória”, afirma o especialista.

Evitar as gorduras saturadas e optar por gorduras insaturadas (as gorduras mais saudáveis como o azeite, nozes e castanhas e alicina, presente no alho) pode ajudar no processo inflamatório. O licopeno é um antioxidante encontrado no tomate, que pode também ajudar a evitar ou diminuir processos inflamatórios.

Evite ficar longos períodos numa mesma posição: faça questão de mudar sua posição com frequência para estimular o fluxo sanguíneo; Compressão graduada: as meias de compressão ajudam as veias e os músculos das pernas a movimentar o sangue com mais eficiência.

Manter uma alimentação saudável, realizar atividades físicas regularmente, e evitar longos períodos em pé ou sentado, são hábitos que auxiliam no sistema circulatório.

Para quem já tem varizes e vasinhos presentes nas pernas, os exercícios físicos que promovem aumento brusco da pressão abdominal, como praticar levantamento de peso e pular corda, podem, ao aumentar bruscamente pressão das veias dos membros inferiores, provocar aparecimento de mais vasinhos.

Nesse caso, a caminhada durante alguns minutos por dia é a atividade física mais recomendada e pode ajudar a aliviar muitos sintomas no pós operatório. É preciso conversar com o seu angiologista, para que ele possa estudar seu caso de perto e determinar quais atividades você pode ou não fazer.

“As varizes não são um problema decorrente da prática de atividade física, por isso é permitido fazer treino de força ou pegar peso. A doença está ligada a fatores genéticos, principalmente a estase, que é esse sangue que fica parado nas pernas durante muito tempo”, fala Buzatto.

Uma raiz indicada para o tratamento das varizes é o ginkgo biloba, que ajuda no alívio da dor e proporciona maior resistência à circulação local. Plantas como hamamélis e aloe vera, além de possuírem uma ação antioxidante, também agem no combate ao bloqueio das veias.

Segundo o médico Pedro Pablo Komlós, presidente da SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular), deve-se ter mais atenção quando as veias apresentam um aspecto muito inchado e os sintomas prejudicam a qualidade de vida do paciente.

O tratamento das flebites superficiais não complicadas é feito com analgésicos, anti-inflamatórios, compressa morna no local, cremes específicos e uso de meias elásticas. Em casos selecionados, pode ser indicado uso de anticoagulantes e procedimentos cirúrgicos.

O café é benéfico no tratamento da má circulação sanguínea devido a sua cafeína, que é uma substância vaso dilatadora. A cafeína presente no café ajuda a dilatar os vasos sanguíneos, aumentando o fluxo sanguíneo.