Qual a diferença entre abscesso e furúnculo?

Perguntado por: rmoura . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.3 / 5 18 votos

Os abscessos podem ter de um a vários centímetros de diâmetro. Os furúnculos e os carbúnculos são tipos de abscessos de pele. Os furúnculos são abscessos macios, menores e mais superficiais que, por definição, envolvem um folículo piloso e o tecido ao redor.

O abscesso apresenta sintomas bem característicos, como vermelhidão ao redor do abscesso, dor, inchaço, aumento da temperatura no local e presença de pus no abscesso. Além disso, a presença do abscesso pode levar a náuseas, calafrios e febre alta, sendo recomendado buscar ajuda médica caso surjam esses sintomas.

Entre eles estão: baixa imunidade, doenças renais crônicas, obesidade, má higiene pessoal, uso de roupas apertadas e umidade excessiva na pele. As causas do furúnculo estão relacionadas com a infecção do folículo piloso (pelo), da glândula sebácea e do tecido ao redor.

Quais as causas de abscesso? De modo geral, é possível afirmar que os abscessos surgem como resultado de uma atividade do sistema imunológico do corpo, feita com o objetivo de defender o organismo contra um processo inflamatório ou mesmo da invasão de uma bactéria ou de um outro microrganismo.

Dente com abscesso: saiba os riscos para sua saúde bucal
Se você apresentar algum dos sinais de dente com abscesso, é importante consultar um dentista imediatamente, principalmente se sinais de inchaço no rosto ou febre surgirem.

Fazer uma incisão linear ao longo de todo o comprimento do abscesso usando um bisturi nº 11, se possível, seguindo as pregas cutâneas. Comprimir delicadamente a ferida para espremer o pus.

Caso não seja tratado de forma adequada, um abscesso pode causar, em um primeiro estágio, a perda do dente infectado, e trazer complicações para a saúde do paciente, uma vez que, se entrarem em contato com a corrente sanguínea, as bactérias acumuladas na região podem se espalhar pelo corpo, gerando doenças muito mais ...

Tratamento. Tomar paracetamol ou ibuprofeno pode ajudar a amenizar a dor de um abscesso dental.

O abcesso pode levar de 2 dias a 3 semanas para se desenvolver. Nem todo abcesso precisa de intervenção médica. Alguns acabam tendo uma drenagem espontânea e se cicatrizando. Mas, quando o problema persiste, o ideal é buscar ajuda médica para realizar uma drenagem cirúrgica, que permite retirar toda a secreção.

Compressas quentes e medicamentos específicos ajudam o organismo a absorver ou mesmo a drenar o conteúdo de dentro do abscesso. Quanto aos medicamentos, o uso de antibióticos pode ser necessário, para combater os agentes infecciosos.

Os sintomas incluem dor local, sensibilidade, calor e edema (se próximos da pele) ou sintomas constitucionais (se profundos). Exames de imagem podem ser necessários para diagnosticar abscessos profundos. O tratamento é drenagem cirúrgica ou punção percutânea por agulha e, muitas vezes, antibióticos.

Abcessos são provocados por infecções bacterianas. Podem ocorrer em diversos órgãos e tecidos do corpo, e a sua presença indica infecção. Geralmente os abcessos vêm acompanhados de febre alta, calafrios, suores, mal-estar e dor ao toque.

As penicilinas são os antibióticos de escolha. A penicilina V tem indicação em casos de infecção inicial ou moderada, mas nos casos de disseminação sistêmica rápida ou administração para imunodeprimidos deve-se optar pela amoxicilina.

Em casos graves e não adequadamente tratados a tempo, pode haver complicações como sinusite, endocardite, mediastinite e sepse.

No entanto, também é importante você não tentar drenar o abscesso . Isso pode levar a trauma do tecido circundante e, potencialmente, ajudar a espalhar a infecção subjacente.