É perigoso ter afta?
Qualquer alteração na região, seja uma afta ou uma rouquidão, com uma duração maior que duas semanas, já é preocupante e necessita de um acompanhamento profissional.
O que acontece se não tratar a afta
Afta ou possível lesão cancerígena
Desaparecem normalmente, sem qualquer tratamento, em até duas semanas. Já a lesão que pode indicar um diagnóstico mais grave, não cicatriza e a ferida tende, na maioria dos casos, a piorar e aumentar de tamanho, se mantendo na mucosa por mais de 15 dias.
Que tipo de doença causa aftas na boca
Estas úlceras estão particularmente associadas a traumas locais, como machucar a gengiva na hora de escovar os dentes ou pelo uso de prótese (dentadura). A presença de múltiplas aftas pode sugerir que um vírus, como o do herpes, esteja causando o quadro ou uma doença auto-imune, como a Doença de Behçet.
O que faz a pessoa ter afta
As causas do problema
Condimentos irritam o epitélio. Já bebidas e alimentos ácidos mexem com o pH da boca e fragilizam a mucosa. Mastigar lápis, canetas e outros objetos é uma mania que aumenta muito o risco de esse tecido sofrer um trauma.
Como saber se é afta ou câncer
A lesão do câncer tem diferenciação celular na biópsia e a da afta não. A afta tem muitas semelhanças clínicas com o herpes, como a dor, a reincidência e o fato de estar associada ao estresse. Além disso, surge sempre no interior da cavidade oral (mucosa) e o herpes labial é na região perio oral, ou seja, nos lábios.
Quando a afta é preocupante
Recomendações em caso de afta
Se for muito difícil deglutir (comidas ou líquidos); Se tiver dor que não melhora com analgésicos comuns; Se as lesões durarem mais de três semanas; Se surgirem lesões nos lábios.
Qual o pior dia da afta
Segundo Marta Silvestre, cirurgiã-dentista do Instituto Israelita de Responsabilidade Social Albert Einstein, as aftas doem muito nos primeiros dias, quando há "ulceração da membrana que cobre um tecido, com aumento de vascularização”.
Como se livrar de aftas
Como tratar a afta?
- resfriar a boca com gelo;
- pomadas analgésicas e anti-inflamatórias;
- medicamentos de uso oral;
- bochechos com própolis;
- medicamentos antiácidos;
- raio laser de baixa potência (aplicado por dentistas).
Qual o maior causador de afta
Algumas possíveis causas para o aparecimento da lesão podem ser: alimentos mais condimentados, frutas cítricas/ácidas, estresse, mudanças hormonais nos ciclos da mulher, traumas mecânicos por pontas pontiagudas, escovas dentais, queimaduras por alimentos sólidos ou líquidos, predisposição genética familiar, refluxos ...
Quanto tempo dura uma afta na boca
“As aftas menores, de 3 a 10mm, cicatrizam entre 7 e 14 dias. As aftas maiores, entre 10 e 20mm, duram semanas”, afirma André. De acordo com o profissional, o processo evolutivo da afta precisa ser concluído para que ela cicatrize, sendo assim, elas não vão desaparecer de uma hora para outra.
O que faz piorar a afta
Alimentos demasiado duros, como tostas ou frutos secos. Alimentos ou bebidas quentes (como café) Refrigerantes (por causa do açúcar branco)
Por que a afta dói tanto
Por que as aftas doem tanto? As aftas são lesões ulceradas: há exposição do tecido conjuntivo, que é rico em vasos e nervos, o que provoca dor. Além disso, o quadro pode ser agravado por infecções causadas por microorganisrnos do meio bucal.
Pode beijar com afta na boca
Vale lembrar que as aftas na boca não são contagiosas! Uma pessoa que as possui pode compartilhar talheres, beijar e levar uma rotina normal, tendo em vista que não há o risco de transmitir as feridas para os outros.
Qual o primeiro sinal de câncer de boca
Dificuldade de mastigação e de engolir. Dificuldade na fala. Sensação de que há algo preso na garganta.
Como o câncer de boca começa
O câncer de boca pode se manifestar sob a forma de feridas na boca ou no lábio que não cicatrizam, caroços, inchaços, áreas de dormência, sangramentos sem causa conhecida, dor na garganta que não melhora e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na parte interna da boca ou do lábio.