Qual a melhor vitamina para varizes?

Perguntado por: ldorneles3 . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.7 / 5 15 votos

Já a vitamina E (presente em óleos vegetais, sementes e castanhas), é essencial para a saúde circulatória e previne que as paredes das veias fiquem rígidas e fracas.

A vitamina C é fundamental para o organismo, também conhecida como ácido ascórbico, ela é necessária para a formação dos vasos sanguíneos, cartilagem, músculo, colágeno dos ossos e para o processo de cura do corpo.

Venaflon, Perivasc, Daflon e Flavonid são alguns dos medicamentos utilizados durante o tratamento. No entanto, vale ressaltar que a prescrição do médico é de suma importância. Por isso, antes de tomar qualquer um, se consulte com um especialista.

Uma raiz indicada para o tratamento das varizes é o ginkgo biloba, que ajuda no alívio da dor e proporciona maior resistência à circulação local. Plantas como hamamélis e aloe vera, além de possuírem uma ação antioxidante, também agem no combate ao bloqueio das veias.

Algumas medidas podem ajudar a prevenir as varizes como a prática de exercícios físicos regularmente, ter uma alimentação saudável, evitar o sobrepeso, controlar o uso prolongado de hormônios, não fumar, elevar os membros inferiores sempre que possível e o uso de compressão elástica (meias elásticas).

Então, vamos ver quais são os exercícios mais indicados para estes casos:

  1. Caminhada. A caminhada é um excelente exercício para estas situações, pois fortalece os músculos da panturrilha e estimula a circulação nas pernas. ...
  2. Natação ou hidroginástica. ...
  3. Ciclismo. ...
  4. Pilates. ...
  5. Alongamento.

O chá verde, por exemplo, tem componentes fenólicos que fortalecem os vasos sanguíneos e auxiliam no tratamento de varizes e vasinhos.

A natação e a hidroginástica são opções excelentes para quem está buscando exercícios para varizes nas pernas. Além do baixo impacto dos exercícios realizados na água, a pressão externa exercida pela água também é benéfica para a saúde.

Dentre os mais comuns estão a heparina, a fondaparinux e a varfarina. Os antiocoagulantes atuam garantindo que o sangue permaneça no estado líquido e evitando a formação de coágulos que possam bloquear o fluxo sanguíneo. Assim, melhoram a circulação no sangue e previnem problemas nas artérias.

Eleve as pernas por alguns minutos. Elevar as pernas por alguns minutos diariamente ajuda a evitar a má circulação. Ao deitar-se, ou mesmo quando se está sentado, eleve as pernas por pelo menos alguns minutos.

“Algumas medidas que ajudam a diminuir o edema das pernas são: uso de meias de compressão, prática de atividades físicas, evitar obesidade e uso de medicamentos venotônicos quando necessário.

Alguns exemplos de chás que podem ajudar a melhorar a circulação são:

  1. Chá de carqueja. ...
  2. Chá de meliloto. ...
  3. Chá de castanha-da-índia. ...
  4. Chá verde. ...
  5. Chá de ginseng. ...
  6. Chá de alecrim.

Atualmente, o melhor tratamento para os vasinhos nas pernas é a associação de escleroterapia (aplicação) com o Laser transdérmico no próprio consultório médico.

“Existem vários fatores que podem piorar as varizes. Os mais comuns são: sedentarismo, tabagismo, consumo de álcool em excesso, obesidade, exercícios de alto impacto ou com grandes forças rotacionais e uso de hormônios”, informa o angiologista Jayme Ramos.

Os exercícios a serem evitados são os muito intensos: pedalar muitos quilômetros, correr maratonas, halterofilistas que carregam muito peso de forma frequente.