Pode fazer lavagem nasal com seringa?
Dr. Fabiano, que é especialista em rinologia e otorrino pediatria, destaca ainda que a posição correta para realizar a lavagem nasal nas crianças é sentada ou em pé, com a cabeça um pouco levantada, podendo ser realizada com conta-gotas ou seringa de até 5ml.
Pode usar seringa normal para lavagem nasal
Com o que fazer a lavagem nasal
As seringas plásticas de bico são as mais indicadas para a higienização nasal. Atenção para as de rosca, elas podem machucar a narina das crianças; É importante evitar as soluções de soro fisiológico que contenham cloreto de benzalcônio, que é um conservante.
O que pode dar errado na lavagem nasal
O médico adverte que a lavagem nasal de alto volume (120 ml), muito incentivada e divulgada, não deve ser realizada nos pequenos, chamando a atenção para o aumento de casos de infecções e inflamações no ouvido, por conta da lavagem incorreta do nariz, neste público.
Qual a forma correta de fazer lavagem nasal com seringa
Para a correta aplicação da lavagem nasal, deve-se seguir os seguintes passos:
- Acoplar o dispositivo na narina;
- Evitar direcionar para a região mediana do nariz (septo nasal);
- Inclinar o tronco para frente; (Fig. ...
- Lateralizar a cabeça para o lado contrário da narina que será aplicada; (Fig. ...
- Manter a respiração pela boca.
Por que não pode fazer lavagem nasal com água
Isso porque a água da torneira possui elementos químicos, como o cloro, que podem ser nocivos a fisiologia nasossinusal.
Porque o soro não sai na outra narina
Quando realizada a lavagem nasal, nem sempre a secreção sairá pelo outro lado, pois depende de como a técnica foi realizada e também pode acontecer de a pessoa engolir, por exemplo - e não há problema nisso.
Qual a melhor hora para fazer lavagem nasal
Porém a lavagem nasal é especialmente recomendada em casos de doenças respiratórias com processos alérgicos, como a bronquite e a rinite.
O que acontece quando a lavagem nasal não sai do outro lado
Não tem problema se isso acontecer porque a lavagem funciona do mesmo jeito. Outro motivo para a água não sair do outro lado, é a presença de desvio de septo nasal ou pólipos. Por isso, é interessante visitar um otorrinolaringologista para saber se existem essas alterações.
Tem perigo da lavagem nasal ir para o pulmão
Tem perigo da lavagem nasal ir para o pulmão? Quando feito CORRETAMENTE, o soro sai pela outra narina, ou pela mesma narina e também pode ser engolido pela criança (não há risco nisso). PORÉM, quando o procedimento é feito de maneira INCORRETA, o soro pode ir para o PULMÃO, OUVIDO ou até mesmo CÉREBRO.
O que acontece quando a lavagem nasal vai para o cérebro
A ameba Naegleria fowleri, conhecida como 'comedora de cérebro', pode causar uma infecção conhecida como meningoencefalite amebiana primária. De acordo com Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), o verme penetra no cérebro humano por ingestão de água contaminada ou pelo contato com essa água com a pele.
Precisa abrir a boca para fazer lavagem nasal
Deve-se ficar com a boca aberta durante a lavagem. Antes de iniciar, é preciso garantir o vedamento da narina com o bico da seringa ou garrafinha. A pressão de introdução da solução na narina deve ser sempre suave.
Quantos ml de soro devo usar para fazer lavagem nasal
Usar um volume adequado, cerca de 120 ml de cada lado (para adultos), e usar pouca pressão também ajuda. O ideal é o soro passar de uma narina para a outra, levando a uma limpeza completa das cavidades. Depois da lavagem, podemos assoar e com vigor e sentir o grande alívio que essa medida nos traz.
Pode lavar o nariz com soro fisiológico gelado
Lavar o nariz com soro gelado:
Portanto, ao usar o soro fisiológico gelado na lavagem, estes cílios terão seus movimentos prejudicados. Além disso, o soro gelado traz dor e irritação dentro do nariz. Concluindo: Realize a lavagem nasal com soro em temperatura ambiente ou levemente morno.
Pode colocar água no lugar do soro fisiológico
O ideal é que seja feita com soro fisiológico. Isso porque o soro é uma solução isotônica e irá realizar apenas a limpeza, sem agredir a mucosa. Além disso, o uso de água pode causar ardor.
Qual a diferença do soro fisiológico para água
Alguns motivos podem explicar a diferença. O principal fator é que a concentração de sal do soro fisiológico é de 0,9%, quase a mesma presente nos líquidos do nosso organismo, já a água contém agentes contaminantes que podem irritar a mucosa nasal, o que não ocorre no soro fisiológico.