Porque sentimos vontade de estalar as costas?

Perguntado por: ifarias . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.7 / 5 13 votos

O estresse contínuo nos músculos e articulações pode acelerar as manifestações degenerativas normais e naturais que ocorrem nessa região. Se você sente a necessidade de estalar verifique se ela é motivada pelo desconforto ou dor, manifestação característica de uma disfunção que ocorre nas articulações.

O estalo na coluna, quando feito por um profissional capacitado, pode aliviar dores, trazer maior flexibilidade, maior amplitude de movimentos nas articulações e músculos, aumentar a circulação em áreas que podem ter sido afetadas por algum problema.

Estalos pelo corpo são normais e só preocupam se vierem acompanhados de dor. Estudos mostram que até 54% das pessoas estalam os dedos. Eles fazem para simplesmente ouvir o som, para aliviar a tensão, nervosismo, estresse e por hábito mesmo.

DICA 01: Se alongue
Em vez de tentar “aliviar” constantemente as articulações, alongue cuidadosamente os músculos; isso pode melhorar a tensão, eliminando a vontade de estalar. Faça movimentos controlados e lentos, respirando fundo durante os alongamentos.

Segundo os especialistas, esses estalos vêm das articulações, onde há o líquido sinovial, que contém gases. O que acontece é que quando uma pessoa estala ou dobra uma articulação, estica-se a cápsula articular e o gás é liberado rapidamente, já que se formam bolhas com esse movimento.

Estalar com freqüência a articulação aumenta a produção de líquidos internos, que pode levar ao engrossamento, lesão, dor e diminuição do movimento articular. O estresse contínuo nos músculos e articulações pode acelerar as manifestações degenerativas normais e naturais que ocorrem nessa região.

No momento em que a pressão passa, a musculatura em volta da articulação relaxa, e isso confere a sensação de alívio na região. Por conta disso, várias pessoas acreditam que o estalo é uma forma de tratamento para dores na coluna.

Os estalos no pescoço são recorrentes para quem deseja aliviar dores e tensões, mas têm sérios riscos à saúde e podem ser cessados com acupuntura e fisiatria. Muitas pessoas, no entanto, desconhecem os possíveis riscos dessa prática, que pode ser um sintoma de diversos tipos de distúrbios osteoarticulares.

Hernandez explica que estalar o pescoço não é capaz de causar um AVC: “O grande problema é quando as pessoas tentam fazer manobras muito vigorosas, muito intensas para conseguir o estalo e, numa dessas manobras, elas podem machucar essa articulação.

Estalar os dedos eventualmente não faz mal, nem prejudica a articulação, no entanto, se o fizer voluntariamente de forma repetitiva, pode causar problemas como perda da flexibilidade e diminuição da força nos dedos por lesão da estrutura que recobre articulação.

Realizar esse “estalo” mais de uma vez por dia também pode não ser a opção mais saudável em longo prazo, por isso minha dica é realizar alongamentos e exercícios suaves que ajudem a melhorar a força, a flexibilidade e a postura em vez de ficar sempre estalando as costas.

As juntas estalando podem ocorrer em qualquer idade e é algo comum. Esse estalo acontece por causa da presença do líquido sinovial nas articulações. Esse líquido, em especial, parece com um lubrificante e contém gases. A liberação e a vibração desses gases gera o som, isso ocorre através da movimentação da articulação.

Existem várias técnicas que podem ser usadas para estalar as costas de forma segura. Uma das técnicas mais populares é a “torção do tronco”, onde você gira o corpo lentamente para o lado, segurando por alguns segundos e depois voltando à posição inicial.

Em suma, o hábito não afeta nem de forma negativa, nem positiva, a saúde das articulações. O único alerta, é não abusar dos estalos perto de pessoas que podem se incomodar com o barulho.

Os profissionais da quiropraxia, chamados de quiropratas, realizam uma série de análises e, principalmente, movimentos com as mãos para restaurar o alinhamento correto da coluna e outros locais do corpo.

O que leva ao barulho do estalo pode ser alguma estrutura do ombro que se movimenta de alguma maneira anômala, quando o paciente eleva ou rotaciona o braço. No caso de adolescentes, o estalo pode ocorrer devido ao estirão do crescimento, visto que os músculos não acompanham o crescimento ósseo.