Porque se chama aurora?

Perguntado por: dnobrega . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.5 / 5 16 votos

Curiosidades. O nome Aurora Boreal foi criado pelo cientista Galileu Galilei no ano de 1619. Trata-se de uma homenagem à Aurora, deusa romana do amanhecer, e Borias, seu filho, representante do vento norte.

A aurora boreal acontece devido à interação química entre os ventos solares e os gases atmosféricos presentes na termosfera. Possui características bastante diversificadas em termos de luz e formato devido às diferentes interações químicas que ocorrem na atmosfera durante a sua formação.

De uma forma simples, a aurora boreal, também chamada de aurora polar, pode ser definida como um verdadeiro show de luzes no céu, que mistura vermelho, laranja, azul, verde e amarelo.

Existem dois tipos de auroras, a aurora boreal e a aurora austral. A única diferença entre elas, é que uma está localizada no Círculo Polar Ártico, e a outra no Círculo Polar Antártico.

Mesmo que as auroras possam ser vistas nos dois polos da Terra, as auroras boreais referem-se às que são avistadas no polo norte, enquanto as auroras austrais aparecem no sul, de acordo com informações do programa Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (Noaa, na sigla em inglês) da Nasa.

18 Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito. 19 O caminho dos ímpios é como a escuridão: não sabem eles em que tropeçam. 18 Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.

Aurora é a Fada Principal do Norte e possui o poder de gelo, como dito por Tecna no Episódio 22 da 4ª Temporada.

Formato e cores da Aurora Boreal
Dependendo da altitude em que o fenômeno ocorre, o oxigênio pode gerar Auroras Boreais verdes ou vermelhas, enquanto o nitrogênio, também a depender da altitude, é responsável por gerar Auroras azuis, púrpuras ou violetas.

Onde ocorre o fenômeno da aurora boreal? O fenômeno da aurora boreal ocorre nos países do Círculo Polar. Os visitantes podem ver especialmente em oito países: Estados Unidos (Alaska), Canadá, Finlândia, Groenlândia, Islândia, Noruega, Rússia e Suécia. Saiba mais sobre eles e as auroras boreais a seguir.

A aurora é um fenômeno que acontece nas regiões de alta latitude em ambos os hemisférios do planeta Terra, Norte e Sul. Assim, utiliza-se o termo aurora austral para designar a ocorrência da aurora no Hemisfério Sul, que recebe o nome também de hemisfério meridional ou austral.

A aurora boreal é um fenômeno muito bonito da natureza que ocorre no polo norte da Terra. Ela resulta do impacto dos ventos solares com o campo magnético do planeta.

A aurora polar recebe esse nome justamente pelo fato do fenômeno ocorrer apenas nas regiões próximas a zonas polares, a aurora polar que ocorre no hemisfério norte é denominada de aurora boreal e a que ocorre no hemisfério sul, aurora austral.

Normalmente o fenômeno é inofensivo e ocorre quando partículas carregadas do sol atingem a atmosfera da Terra, mas, como tudo que envolve a natureza, não temos muito controle sobre a violência desta 'chuva de sol'.

Conheça as 11 cooperativas que formam o Sistema Aurora
Pelo Brasil afora, mais de 60 unidades marcam presença em todas as regiões.