Qual é a composição química da água potável?

Perguntado por: aalmeida . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 9 votos

A água tem uma estrutura molecular simples. Ela é composta de um átomo de oxigênio e dois átomos de hidrogênio. Cada átomo de hidrogênio liga-se covalentemente ao átomo de oxigênio, compartilhando com ele um par de elétrons. O oxigênio também tem um par de elétrons não compartilhados.

A molécula da água é formada por dois átomos de hidrogênio ligados a um átomo de oxigênio por meio de ligações covalentes (figura 1).

H₂O

Entre elas, podemos citar o Cálcio; magnésio; sílica; bicarbonatos; carbonatos; sais dissolvidos e suspensos; compostos orgânicos; ferro; óleo; gases dissolvidos; etc. A concentração indesejável dessas impurezas é em função do tipo do sistema de geração de vapor, principalmente da pressão de operação.

A água potável pode ser definida como a água própria para consumo, ou seja, livre de substâncias e organismos que possam trazer doenças, além de não possuir cor, gosto, ou cheiro.

A água potável deve ser preferencialmente incolor, inodora e possuir sabor agradável ao paladar. Partículas de origem orgânica, tais como ácidos húmicos e fúlvicos, e de origem mineral tais como resíduos industriais, compostos de ferro e manganês são algumas das responsáveis pela coloração de águas naturais.

A água é a substância química de fórmula H2O: uma molécula de água tem dois átomos de hidrogênio ligados covalentemente a um átomo de oxigênio. A água é um líquido insípido e inodoro nas condições ambientes de temperatura e pressão, e parece incolor em pequenas quantidades, apesar de ter um matiz azul muito leve.

A água é uma molécula "polar", o que quer dizer que ela tem uma distribuição desigual da densidade de elétrons. A água tem uma carga negativa parcial ( ) junto ao átomo de oxigênio por causa dos pares de elétrons não- compartilhados, e tem cargas positivas parciais ( ) junto aos átomos de hidrogênio.

O que é água pura? A água pura é aquela que, diferente da água potável, não possui nenhuma outra substância na sua composição além de hidrogênio e oxigênio.

A água é especial por ser a única substância encontrada nos três estados (sólido, líquido e gasoso) às temperaturas normalmente encontradas no nosso planeta. A água congela a 0°C e ferve a 100°C (ao nível do mar). A água é também incomum já que a sua forma sólida, o gelo, é menos denso que a forma líquida.

·Água potável
Ou seja, é uma água boa para o consumo. Existem algumas concepções aceitas para se caracterizar uma água como potável, sendo eles: a água não pode ter gosto, devendo ser insípida; a água não pode ter cheiro, devendo ser inodora; a água não pode ter cor, devendo ser incolor.

As águas minerais são extraídas de fontes profundas, quanto mais profunda a fonte da água mineral, mais quentes serão e com uma composição mais rica de sais minerais. Água Potável pode ser consumida por pessoas e animais sem riscos de contraírem doenças ou contaminação química.

A água potável é aquela que está em condições apropriadas para o consumo humano e deve ser livre de contaminações para que não haja risco de doenças.

Água potável é aquela que não oferece risco à saúde humana e está, portanto, própria para o consumo.

A água é considerada potável quando pode ser consumida pelo ser humano. Infelizmente, a maior parte da água dos continentes está contaminada e não pode ser ingerida diretamente. Água tratada é aquela da qual foram eliminados os agentes de contaminação que possam causar algum dano à saúde, tornando-a potável.

Parâmetros físicos: cor, turbidez, sabor, odor, temperatura. Parâmetros químicos: pH, alcalinidade, acidez, dureza, ferro, manganês, cloretos, nitrogênio, fósforo, oxigênio dissolvido, matéria orgânica, micropoluentes orgânicos e inorgânicos. Parâmetros biológicos: organismos indicadores, algas, bactérias.