Qual a origem da água potável?

Perguntado por: apires . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 3 votos

Água potável é toda água que é própria para o consumo humano, livre de patógenos e de substâncias tóxicas que podem causar prejuízos à saúde. Ela pode ser encontrada na natureza em reservatórios superficiais, como rios e lagos, ou subterrâneos, como os aquíferos.

A água potável pode ter uma origem natural, ou seja, de alguma fonte na natureza, e ser consumida sem a necessidade de nenhum tratamento ou pode ser tratada, exigindo alguns procedimentos para a eliminação de possíveis substâncias que podem causar malefícios à saúde.

A origem da água ocorreu na junção do hidrogênio com o oxigênio, inicialmente no formato de vapor de água. Com a solidificação da superfície dos planetas, como a da Terra aproximadamente 4,6 bilhões de anos atrás, esse gás ficou aprisionado em suas atmosferas.

É a água encontrada em rios, lagos e ribeiras. Para ser consumida, em geral, precisa passar por um processo de tratamento. Esse é o tipo de água apropriado para o consumo humano, a agricultura, a pecuária, a indústria. Só cerca de 2% da água encontrada em nosso planeta é doce.

A água potável pode ser definida como a água própria para consumo, ou seja, livre de substâncias e organismos que possam trazer doenças, além de não possuir cor, gosto, ou cheiro.

Chuva, rios, represas, poços artesianos.

Admite-se que uma pequena fração da água existente na Terra tenha chegado mais tarde, mediante o choque de cometas e asteroides. E que uma fração ainda menor possa ter-se formado localmente, por meio de processos físico-químicos endógenos. Mas a maior parte da água veio com os planetesimais”, disse Izidoro.

O mais provável é que a água tenha surgido na formação da Terra, há cerca de 4,6 bilhões de anos. Isso porque a água é formada a partir da ligação química do hidrogênio e oxigênio, gases presentes no universo e que faziam parte da enorme nebulosa que deu origem ao Sol e aos planetas do Sistema Solar.

A Terra surgiu da água (Gênesis 1.9-10), o que indica a importância desta substância na criação estabelecida pelo Deus Todo-Poderoso.

A Água Potável é toda água própria para o consumo. A água é um líquido incolor, inodoro (sem cheiro), insípida (sem sabor) e insossa (sem sal), essencial para a sobrevivência humana. Deve ter certa quantidade de sais minerais dissolvido, que são importantes para a saúde.

Estes reservatórios podem dos seguintes tipos: superficiais (rios e lagos), subterrâneos (fontes naturais, galerias filtrantes, poços) e águas pluviais (superfícies preparadas).

·Água potável
Ou seja, é uma água boa para o consumo. Existem algumas concepções aceitas para se caracterizar uma água como potável, sendo eles: a água não pode ter gosto, devendo ser insípida; a água não pode ter cheiro, devendo ser inodora; a água não pode ter cor, devendo ser incolor.

Denominamos de água potável aquela que pode ser consumida pelos humanos. Ela não possui cheiro, cor, sabor e nenhuma substância ou micro-organismo que cause danos à saúde.