Porque rezar o Rosário de madrugada?

Perguntado por: rdantas . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 13 votos

Desde o início da quaresma, a estudante Maria Lorena, de 17 anos, abriu mão de dormir até tarde, algo que ela afirma gostar muito. Tudo para poder se dedicar a rezar o rosário em plena madrugada como forma de penitência para Deus. Além disso, ela se abstém de comer carne no período.

A Bíblia diz que devemos orar em todo o tempo (Efésios 6:18). A madrugada não garante nenhum privilégio especial. No entanto, pode ser um bom horário para encontrar tranquilidade para concentrar mais na oração. A madrugada costuma ter menos distrações e interrupções.

Jesus nunca disse que há um horário especí co para rezar o terço, ou seja, em qualquer hora do dia e da noite é possível se encontrar com a Divina Misericórdia.

Oração da Manhã
Senhor, no silêncio deste dia que amanhece, venho pedir-te a paz, a sabedoria, a força. Quero olhar o mundo com olhos cheios de amor: ser paciente, compreensivo, justo, calmo e alegre. Quero ver teus filhos como o Senhor mesmo os vê, e ver somente o bem em cada pessoa que passar pelo meu caminho.

“Senhor Jesus Cristo, eu submeto minha mente e minhas atividades durante o sono a operação única do Espírito Santo. Amarro todos os poderes das trevas e proíbo-lhes de operar em meu sono ou em qualquer parte de meu subconsciente.

Ofício de leituras: tradicionalmente conhecido também como Vigílias, – pois não há um horário estipulado para sua recitação-, preferencialmente se reza antes do nascer do sol, conforme diz o Livro de Salmos. E, também, a exemplo de Jesus que se retirava no meio da noite para orar (Lc 6, 12ss).

"Meu querido e amado Pai Celestial, já há algum tempo que não consigo dormir bem, uma única vez, e não sei o que mais fazer para conseguir um sono reparador. Que me permita ter um descanso da minha mente e um dia produtivo em que possa realizar todas as minhas atividades diárias sem a fadiga constante!

O rosário é uma oração poderosa, piedosa e eficaz que Deus nos deu de presente para nos relacionarmos com Ele. Mas o rosário não é uma repetição de 'Pais Nossos' e 'Aves Marias'. O Pai Nosso é uma relação com Deus, é uma viagem nos mistérios principais de nossa fé.

resposta. o terço pode ser rezado em qualquer posição.

Depois da Santa Missa, o Rosário é a oração mais agradável que podemos oferecer a Deus e de maior proveito para as nossas almas. Todas as pessoas de boa vontade podem e devem, diariamente, rezar o seu Terço.

O segundo texto muito utilizado para defender o poder da oração da madrugada é Atos 16:25,26. Este texto registra o episódio em que houve um grande terremoto na prisão em que Paulo e Silas estavam. Na ocasião, os missionários estavam cantando e louvando a Deus perto da meia-noite.

Do ponto de vista neurológico, é completamente normal esse “leve” acordar, que geralmente ocorre nas transições de fases do sono e pode se dar na mesma hora. Há também fatores mais pontuais, como problemas respiratórios, questões ambientais, excesso de telas antes de dormir e distúrbios emocionais.