Como é chamada a religião católica?

Perguntado por: icustodio . Última atualização: 19 de julho de 2023
4 / 5 17 votos

Ao adjetivo “católica” pospõem-se os termos “apostólica” e “romana” (Igreja católica apostólica romana). A Igreja é apostólica em virtude de estar baseada na doutrina ensinada pelos doze apóstolos escolhidos por Jesus.

A Igreja Católica, também conhecida como Igreja Católica Apostólica Romana é uma igreja fundada de acordo com os ensinamentos de Jesus Cristo e que tem o apóstolo Pedro como figura de destaque, pois foi através dele que a Igreja começou a ser edificada (Mateus 16:18).

Assim, são formadas a Igreja Católica Apostólica Romana e a Igreja Católica Apostólica Ortodoxa. Enquanto a Igreja Católica Apostólica Romana segue as orientações do Papa, na Igreja Ortodoxa, o bispo local tem a última palavra.

A palavra católico significa universal. Mas, nos dia de hoje, responder ao que é ser católico, além de amar a Deus, ser cristão e seguidor de Jesus Cristo, exige mais do que uma simples explicação.

A Igreja Católica Romana e a Igreja Católica Ortodoxa são vertentes do Cristianismo que se diferem em questões de costumes e doutrina.

Por quê? Porque não se trata de um nome próprio, mas de um atributo da comunidade fundada por Jesus. Ao adjetivo “católica” pospõem-se os termos “apostólica” e “romana” (Igreja católica apostólica romana). A Igreja é apostólica em virtude de estar baseada na doutrina ensinada pelos doze apóstolos escolhidos por Jesus.

Segundo o novo texto, a Igreja Católica deve ser considerada a única a possuir "todos os elementos da Igreja instituída por Jesus".

Religião dos brasileiros

  • Católica: 50%
  • Evangélica: 31%
  • Não tem religião: 10%
  • Espírita: 3%
  • Umbanda, candomblé ou outras religiões afro-brasileiras: 2%
  • Outra: 2%
  • Ateu: 1%
  • Judaica: 0,3%

Surgido há dois mil anos com as pregações de Jesus e um punhado de seguidores, o cristianismo é hoje a maior religião do mundo com 2,4 bilhões de adeptos (2020), dividido em três grandes igrejas (Católica, Ortodoxa e Protestante) ou em cinco, usando outros critérios, (Católica, Ortodoxa, Protestante, Anglicana e ...

A liturgia católica reafirma sua crença através dos sete sacramentos que simbolizam a comunhão espiritual do fiel junto a Deus. Entre esses sacramentos estão o batismo, a crisma, a eucaristia, a confissão, a ordem, o matrimônio e a extrema-unção. A missa é o principal culto dos seguidores do catolicismo.

Ser cristão é um estilo de vida, que envolve a crença de que Jesus Cristo é o messias e salvador da humanidade. Ser católico é fazer parte da Igreja Católica, que também considera Cristo como o messias e salvador, mas conta com doutrinas e dogmas a serem seguidos pelos fiéis.

O catolicismo crê que Deus salva através destes sacramentos. Na Igreja Protestante existem apenas dois sacramentos: o Batismo e a Eucaristia (Santa Ceia). A Igreja Católica reverencia Maria, a mãe de Jesus, como "rainha celestial" e, em alguns aspectos, a equipara a Ele.

Papa Francisco

Atualmente, o líder da Igreja Católica é o Papa Francisco (266º papa), eleito durante um conclave (reunião de cardeais) em 2013, com o objetivo de escolher um sucessor para o lugar deixado por Bento XVI.

A Igreja subdivide-se em três grandes grupos: Militante, Triunfante e Padecente. A Igreja militante, somos nós, a Igreja padecente são todos os que morreram e aguardam a graça da santificação. Já a Igreja Triunfante são todos os que se encontram em estado de graça, possuem o Céu.

Assim como os católicos, os cristãos ortodoxos se baseiam na Bíblia e nos ensinamentos de Jesus Cristo, mas diferem da Igreja Católica quanto a ritos e doutrinas. Os ortodoxos não reconhecem a autoridade do papa (seguem os patriarcas), e sua liturgia é mais longa e mais rebuscada.