Porque quem ama sente ciúmes?

Perguntado por: dmata4 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 4 votos

É natural que quando gostamos de alguém, possuirmos uma certa preocupação de perdê-la. Todos nós criamos expectativas e alimentamos o desejo de manter a pessoa que tanto adoramos em nossa vida. É compreensível querer o outro um pouquinho mais para si. Digamos, que ter ciúme é uma característica humana.

Pode ser uma prova de amor, mas também sinal de baixa autoestima, insegurança. O ciúme pode ser algo apenas transitório, que se dilui à medida que os parceiros sentem-se mutuamente seguros. Algumas pessoas o encaram como prova de amor, zelo ou valorização do parceiro.

Quem ama cuida. Quem ama sente ciúmes. Quem ama da valor.

O ciúme é um sentimento ruim, assim como a raiva, a dor, o medo e a insegurança. Ninguém quer ter esses tipos de emoções. Mas isso não faz com que elas deixem de ser importantes para o bem-estar humano.

O amor, carinho e atenção que você oferece a você mesmo é justamente o que atrai a atenção e amor dos outros em sua vida. O ciúme faz exatamente o oposto, o ciúme repugna e o amor atrai.

No Antigo Testamento a palavra que pode ser traduzida como “ciúme” é o termo hebraico qin'a. Esse termo transmite basicamente a ideia de um ardor emocional forte, profundo e até complexo. Isso explica porque essa única palavra pode ser usada para indicar: O ciúme entre marido e mulher (Números 25:11; Cantares 8:6).

Esta conduta controladora gera brigas e discussões frequentes, desgastando a relação. Além disso, o ciúme exagerado é danoso para o indivíduo que o sente. Esse sentimento estimula a ansiedade, a desconfiança e a raiva.

Sim, é verdade. Não sentir ciúmes mostra indiferença. Quem ama sente ciúmes. O ciúmes está sempre presente em uma relação de amor ou de paixão.

Primeiro, vamos destacar os sinais de que um homem está com ciúme, e depois interpretar o quão sérios eles são: Insiste em querer olhar o seu telefone. Ele está sempre tentando descobrir para quem você está enviando mensagens; Pergunta muitos detalhes quando você sai.

Freud fala em três níveis de ciúmes: o competitivo ou normal, o projetado e o delirante, cada qual com um grau diferente de intensidade e de mecanismos emocionais, culminando numa patologia grave. Não há quem já não o tenha sentido.

As pessoas têm medo de perder alguém amado por várias razões. Nem todas estão relacionadas ao ciúme. O medo do futuro, a falta de autoestima, a insegurança em si mesmo e/ou no cônjuge, o desejo de prevenir sofrimento ou simplesmente o medo de perder uma pessoa tão querida e agradável.

O ciúme serve para mostrar a importância da pessoa amada, mas se exagerado pode provocar o efeito inverso e afastar o parceiro. Muitas pessoas dizem que o ciúme faz parte de um relacionamento, o problema é quando ele se torna rotineiro, exagerado e começa a provocar sofrimento, prejudicando o namoro ou o casamento.

Provocando ciúmes

  1. Ligue para os seus amigos, vá para um bar ou balada ou faça algo que todos gostem. faça uma noite das meninas, se quiser. ...
  2. Não use seus amigos para deixar seu namorado com ciúmes. Ninguém quer ser amigo de uma pessoa que usa os outros para causar ciúmes.