Porque os gatos ficam grudados no dono?

Perguntado por: ebittencourt . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 7 votos

Ao estar longe da sua mãe e filhos, o gato precisa de uma base segura na qual se possa apoiar e essa base é você. Sabe que com você estará protegido e todas as suas necessidades estão garantidas. Isto, como é óbvio, será retribuído com o seu amor e companhia incondicional e você verá seu gato se seguindo o tempo todo.

Ele não gosta de você
E embora esses não sejam os únicos sinais de que seu gato ama você, esteja atento se ele não mostrar interesse em interagir contigo, pois isso geralmente indica um problema no vínculo.

Estudos demonstram que os gatos se apegam, sim, ao dono e têm um espírito de companheirismo e amizade que faz com que sejam cada vez mais próximos dos humanos.

Os gatos são animais territoriais e vivem em grupo. Mas apesar de sociabilizarem com todos em casa, vão sempre escolher uma pessoa da família com quem vão ser mais sociáveis e carinhosos. É quase sempre esse membro da família que escolhem para dormir durante a noite.

Quando seu gato se apegar a você é normal que ele te siga por onde for, até mesmo no banheiro. Seu gato provavelmente vê você como uma fonte de segurança e conforto. Portanto, quando você desaparece atrás de uma porta fechada, ele pode se sentir menos seguro do que o normal e te procura para se sentir protegido.

Tudo isso é motivado pela vontade maior deles de estarem ali, bem próximos de quem amam, dividindo a rotina. É a mistura perfeita entre um hábito deles (estar perto do tutor) e seu (frequentar esse ambiente íntimo da casa). Por esse motivo, dificilmente os gatos deixarão de lado o banheiro quando você estiver por lá.

Acredita-se que os felinos possuem uma grande capacidade psíquica que é capaz de não só sentir as energias negativas como absorvê-las e eliminá-las de dentro de casa. Segundo a crença, quando o gato repousa por muito tempo, ele está transformando as energias negativas.

Sempre que um gatinho fica muito perto do seu tutor, especialmente na hora de dormir, é porque ele quer demonstrar afeto. Ou seja, gato dormindo com o tutor quer dizer que o bichano tem carinho pela pessoa, pelo ambiente e pelos momentos que eles têm juntos.

Um gato muito apegado ao dono vai sempre querer estar por perto, seja enquanto você está no banho ou mesmo dormindo ao seu lado. Isso é uma prova de que ele gosta da sua companhia e se sente seguro. Fique atento a outros sinais de que o gato te ama, como a linguagem corporal e até algumas atitudes do dia a dia.

A sensibilidade dos gatos faz com que eles sejam capazes de absorver energias, assim como um filtro, limpa o que é negativo, como tristezas e angústias, tanto de pessoas como do ambiente que vive. Quando eles dormem, transmutam essa energia as eliminando, por isso são animais que costumam dormir bastante.

Mordidinhas e lambidas também demonstram afeto
Certamente em algum momento você já percebeu que o seu bichano reage com lambidinhas ou mordiscadas ao receber carinho. Essa também é uma reação para ele expressar a sua satisfação em estar contigo.

No esoterismo, diz-se que os gatos são dotados de um sexto sentido, que afasta as más energias e protege dos espíritos ruim sendo como um talismã. Nesses casos, a resposta para o que significa quando um gato se aproxima de você, é levar paz e proteção.