É normal a mãe comer os filhotes?

Perguntado por: ajesus . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.8 / 5 17 votos

Algumas fêmeas na natureza, ou mesmo em ambientes domésticos, podem comer os filhotes após o nascimento o comportamento é incomum, mas pode ser explicado. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho, Renan Tafarel é apaixonado por pets e cultura pop.

Cadelas comem seus filhotes – Pode ter sido um erro
Isso é absolutamente normal e necessário nesse momento. Por mais instintiva que essa ação seja, em muitos casos a cadela acaba comendo mais do que apenas a sua placenta. Isso resulta em um acidente.

Os leões, algumas vezes, também praticam canibalismo. Frequentemente, esses animais são observados alimentando-se dos filhotes de um antigo líder do grupo. Com esse comportamento, o leão garante que todos os filhotes da nova geração sejam suas crias, e não de um líder anterior.

Algumas das principais causas que nos levam a ter um cachorro comendo cô de gato, são: Comportamento exploratório: cachorros filhotes e cães adolescentes precisam descobrir o mundo ao seu redor através de seus sentidos, e é por isso que eles são tão curiosos e colocam qualquer coisa na boca.

Isso é normal, tanto pela ingestão da placenta, quanto do líquido amniótico dos bebês. Outra coisa que pode acontecer porque a cadela come a placenta é alguns vômitos com pedaços da placenta. Isso também é normal, mas se persistir, procure um atendimento veterinário.

Uma fêmea de pequeno porte costuma parir de dois a três filhotes no mesmo parto, embora possa gerir até seis animais”, enumera. “Por outro lado, raças de grande porte normalmente produzem ninhadas de oito ou até doze filhotes”.

Outra forma de saber se ainda há filhotes na barriga da cadela, é observar os movimentos dela após o nascimento dos cães. Se você notar que a cadela ainda está tendo contrações e ficar deitada por mais de 30 minutos a uma hora após o nascimento do último filhote, pode ser que ainda há um na barriga.

Quanto aos predadores, muitas vezes as fêmeas podem preferir elas mesmos se alimentarem dos filhotes, do que dar a chance a um predador de fazê-lo, e se fortalecer ainda mais por isso, ou apenas abandoná-los, para que possa sobreviver e, dessa forma, garantir que haja novas ninhadas no futuro.

Cadela estar com filhote morto na barriga: complicações
A importância de se atentar aos sintomas de cadela com filhote morto na barriga é evitar complicações para a saúde da mãe, conforme Lysandra: “ela pode entrar em quadro de sepse (infecção generalizada) e até mesmo levá-la à óbito.”

"Os filhotes poderiam já estar lá no buraco, onde a cadela pariu. Isso é um costume dos lobos, seus ancestrais. A loca é um ambiente seguro para os filhotes ficarem por ser escuro, úmido e escondido", explica a especialista. Outra versão pode ter sido uma forma de associação mental feita por Negrita.

É um comportamento normal no caso das cadelas que estão a amamentar. As cadelas recém-paridas têm o hábito de lamber as crias para as estimular a urinar e defecar, e a comer as fezes dos filhotes nas suas primeiras semanas de vida, de forma a manter o ninho limpo.

Estabeleça horários certos para alimentação. Após 40 minutos de cada refeição, leve o pet para passear ou fique de olho nele dentro de casa. A qualquer sinal de que ele fará cocô, fique pronto para o elogio, festa e brincadeira. Não limpe o cocô assim que o cachorro defecar.