Quais as chances da gata engravidar no cio?

Perguntado por: njordao . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 4 votos

Durante o cio, as gatas não ovulam, mas estão sempre férteis e com o organismo pronto para fecundar. A maioria das fêmeas têm seu primeiro cio entre o 5º e 9º mês de vida, mas o ideal é esperar até a gata atingir a maturidade sexual, por volta de 1 ano, para ter o primeiro acasalamento e gestação.

É comum as pessoas acreditarem que a gata não engravida quando está no cio. Porém, as fêmeas podem estar grávidas e ter o cio até duas semanas depois da fecundação. Fora isso, é comum elas se envolver com mais de um macho durante o mesmo período, o que resulta em uma ninhada de dois pais diferentes.

A gravidez psicológica, ou pseudociese, ocorre quando a fêmea apresenta todos os sinais de estar prenha, mas sem estar gestando filhotes de fato. Essa condição nas gatas é rara, mas pode ocorrer, principalmente se o tutor administra anticoncepcionais na pet, o que é muito perigoso.

A prenhez acontece logo após o período de cio, fase que demora entre 5 e 20 dias, quando a gata está fértil.

Para haver maior probabilidade de engravidar a gata deve copular 4 vezes em 24h para garantir um pico de LH suficientemente alto para induzir a ovulação.

“A partir da terceira ou quarta semana de gestação já é possível perceber sinais que denunciam que a gata está prenhe. Podemos destacar: aumento do volume abdominal, edemaciação da cadeia mamária (volume e vermelhidão das mamas), sonolência, maior apetite e, consequentemente, ganho de peso.

A gata só aceita a cruza durante esse período, por isso entender esses sinais pode ser muito útil para o tutor. Durante o período do cio, a gatinha passa miar mais frequentemente. É comum que a fêmea comece a se encostar nos objetos e móveis da casa e também apresente um comportamento mais amigável.

Vale ressaltar que geralmente o cio dura entre 5 e 20 dias, mas isso pode mudar a partir dos estímulos ambientais. Se a fêmea continuar na presença de gatos machos, o ciclo pode ter início novamente e, como consequência, acabar durando muito mais. Bem curioso, não é?

Segundo o médico veterinário de Pet Experience (PX) da Petlove, João Andrade, as gatas entram em seu primeiro cio, normalmente, entre o quinto e o nono mês de vida, e somando aos 63 a 67 dias de gestação, uma gatinha pode ter filhotes no seu sétimo mês de vida, aproximadamente.

Castração. A única maneira 100% efetiva para acalmar a gata no cio é a castração. Isso porque ela previne e controla o comportamento sexual dos felinos, assim como diversas doenças.

No geral, varia entre cinco e dez dias, mas esse período pode ser afetado de acordo com a idade do animal, as estações do ano e a ocorrência ou não da ovulação. Além disso, se o tutor viu os gatos cruzando, o cio da fêmea tende a parar cerca de 48 horas depois.