Porque depois de alguns dias do parto a cachorrinha começa a ficar cavando?

Perguntado por: eportela . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 18 votos

A dilatação da cérvix é a primeira fase do trabalho de parto e dura em média de 6 a 12 horas e, em algumas cadelas, pode chegar até 24h. Nessa fase a fêmea fica inquieta e nervosa, pode se recusar a se alimentar e às vezes apresenta vômitos, respiração ofegante, tremores e fica cavando o chão.

Cadela cavando depois do parto: o que isso quer dizer? Se você observar a cadela cavando depois do parto, isso pode estar relacionado ao instinto materno das fêmeas. Cavar o chão, caminhas, almofadas e panos é a forma que elas encontram para fazer um “ninho” para suas crias, ou seja, um lugar seguro e confortável.

O corrimento vaginal sanguinolento, esverdeado ou com presença de pus e odor fétido também pode ser notado, além de sinais inespecíficos como vômitos e diarreia.

Apesar de ser um hábito comum, cavar em excesso pode ser sinal de que algo não vai bem com o cão. “Muitas vezes, os cães cavam para aliviar o tédio, o estresse ou a ansiedade”, comenta a Dra. Carolina.

Oferecer uma ração de qualidade e em uma quantidade maior também é fundamental para a amamentação dos filhotes. Nesse período, é interessante que a ração esteja disponível na tigela para que ela possa se alimentar quando quiser. A hidratação está relacionada diretamente à produção de leite.

Nessa fase a fêmea fica inquieta e nervosa, pode se recusar a se alimentar e às vezes apresenta vômitos, respiração ofegante, tremores e fica cavando o chão. Durante essa fase, você deve deixá-la em local calmo para que ela faça seu “ninho”.

A ração para cadelas grávidas ou que estão amamentando deve incluir calorias suficientes para atender às necessidades crescentes de energia para a produção de leite e o crescimento dos filhotes. Aumento no teor de gordura ajuda a satisfazer a maior demanda por calorias.

A ultrassonografia veterinária é um importante aliado nesses casos. Por meio do exame de imagem é possível ver alterações e lesões na cavidade uterina como a piometra, mucometra, endometrite e hiperplasia.

Outra forma de saber se ainda há filhotes na barriga da cadela, é observar os movimentos dela após o nascimento dos cães. Se você notar que a cadela ainda está tendo contrações e ficar deitada por mais de 30 minutos a uma hora após o nascimento do último filhote, pode ser que ainda há um na barriga.

Suplemento vitamínico mineral aminoácido indicado para cadelas em gestação e lactação contendo aminoácidos essenciais dentro do conceito de proteína ideal.

Ao “cavar” o local que escolheram para descansar, eles estão na verdade fazendo com que aquela superfície fique mais aconchegante/ acolhedora. Ou seja, o cachorro arranha o chão antes de deitar por “motivos genéticos”. Faz praticamente parte do DNA de nossos pets fazer isso…

Temperatura inadequada e excesso de energia
Para essa situação, existem basicamente duas explicações: temperatura ambiente ou excesso de energia que não foi gasta. No caso da temperatura, o dia pode estar quente ou frio demais. O cachorro cavando ajusta o calor ambiente e dorme mais quentinho ou refrescante.

A veterinária Mireille Sabbagh explica que o hábito pode ser provocado por diferentes motivos. "Alguns cavam como brincadeira, outros cavam para esconder comida, outros cavam pelo instinto de caça, alguns vão cavar para atingir a terra mais fria e deitar no geladinho quando estão com calor", explica a veterinária.