É possível a gata engravidar de mais de um gato?

Perguntado por: ifigueiredo . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 15 votos

Isso ocorre quando as fêmeas acasalam com machos diferentes durante o mesmo período fértil. Assim, elas podem ter óvulos fertilizados por espermatozoide de pais distintos. Nas gatas, a ovulação ocorre em resposta ao acasalamento.

No caso dos gatos, as fêmeas podem produzir quatro óvulos ou mais. Em média, podem nascer de três a sete gatinhos, e nesses casos, ela pode gerar filhotes de pais diferentes. Para alguns gatos de raça, as ninhadas ocorrem em maior quantidade, chegando a mais de dez gatinhos.

Além disso, uma gata no cio pode cruzar inúmeras vezes e com gatos diferentes. Por isso, não se assuste se, em uma ninhada, nascer um filhotinho de cada cor, por exemplo.

O cio da gata tende a durar entre 5 e 10 dias, porém, após realizar o cruzamento, a tendência é que o cio se encerre após 48 horas.

Fazer o acompanhamento pré-natal, com exames de imagens, é a forma ideal de como saber se ainda tem filhotes para nascer do gato. Afinal, você saberá, previamente, o número exato de filhotes da ninhada.

Vale ressaltar que geralmente o cio dura entre 5 e 20 dias, mas isso pode mudar a partir dos estímulos ambientais. Se a fêmea continuar na presença de gatos machos, o ciclo pode ter início novamente e, como consequência, acabar durando muito mais.

Castração. A única maneira 100% efetiva para acalmar a gata no cio é a castração. Isso porque ela previne e controla o comportamento sexual dos felinos, assim como diversas doenças.

A quantidade de LH libertada depende do número de cópulas. Gatas que só copulam uma vez, apenas 50% conseguem ovular. Para haver maior probabilidade de engravidar a gata deve copular 4 vezes em 24h para garantir um pico de LH suficientemente alto para induzir a ovulação.

A principal motivação para a monta ou tentativa de “cruzar” com pets do mesmo sexo é a demonstração de dominância. O veterinário especialista em comportamento canino Renato Buani explica que a atitude serve para expressar hierarquia, submeter o outro a uma situação de vulnerabilidade.

Após aproximadamente 15-18 dias de gravidez, poderá notar que os mamilos da sua gata estão maiores e vermelhos. Semelhante ao enjôo matinal nos humanos, a sua gata poderá passar por uma fase de vómitos. Se os vómitos se tornaram frequentes ou se ela não estiver bem de alguma forma, contacte o seu médico veterinário.

A prenhez acontece logo após o período de cio, fase que demora entre 5 e 20 dias, quando a gata está fértil. Se você não acompanhou o cruzamento, mas sua gata saiu de casa durante esse tempo, pode ser que tenha acontecido a fecundação.

Assim sendo, quando o gato se sente muito entediado pode encontrar na tarefa de o seguir um fantástico estímulo. Além disso, se passa muitas horas do dia fora de casa é muito provável que quando regresse o que o seu gato mais queira seja estar com você, mesmo que isso signifique seguir você por todo o lado.

Afinal, quantos gatos nascem na primeira gestação das gatas? Não há uma quantidade exata, variando de quatro a seis filhotes. Em alguns casos, pode chegar até dez ou gerar somente um. No geral, a gata passa pelo processo sozinha, sem enfrentar problemas durante a gestação.

De acordo com a veterinária, em alguns casos, podem ser até dez bebezinhos de uma vez! Em outros, o gato pode ter só um filhote. Tudo vai depender da gestação da bichana e com quantos anos o gato pode ter filhotes.

A hora do parto chegou
Após, aproximadamente, 65 dias, sua gata estará pronta para dar a luz! Caso você seja um “vovô de primeira viagem”, e não saiba ao certo quanto tempo demora o parto de um gato, é importante ter em mente que o trabalho de parto pode durar de 2 até 24 horas.

Deixe próximo à gata um comedouro com água fresca e comida. Pode ser que ela não esteja com fome, mas após o parto vai querer se alimentar. Separe toalhas limpas e macias para ajudar a felina a limpar os filhotes após o parto.