Porque o pescoço fica travado?

Perguntado por: lmartins . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.2 / 5 8 votos

A tensão muscular é a causa mais comum. Isso pode ser causado pela resposta natural do corpo ao estresse, carregando itens pesados de forma inadequada, ou simplesmente dormindo em uma posição incômoda.

Pescoço travado pode ser aliviado com massagem
A massagem é bem simples de fazer e você deve apenas umedecer a ponta dos dedos com a pomada e massageando levemente as regiões tensionadas de maneira vagarosa e progressiva, fazendo movimentos circulares.

Conforme a Johns Hopkins Medicine, a causa mais comum de rigidez no pescoço é uma tensão muscular, em particular no músculo levantador da escápula. Este músculo situa-se na região póstero-lateral do pescoço e sua principal função é conectar a coluna cervical com o ombro.

Se você tiver dores no pescoço que duram mais de uma semana, são intensas ou são acompanhadas por outros sintomas, procure atendimento médico imediatamente.

Aquecer a região com bolsa de água quente ou almofada térmica é uma maneira fácil de tentar reduzir a dor. Outros tratamentos incluem exercícios de alongamento e fortalecimento, massagens e analgésicos. Pessoas com dor crônica intensa podem se beneficiar das terapias complementares.

O torcicolo é uma reação exagerada do corpo à algum evento, como um movimento brusco, ou permanecer dormindo muito por tempo em uma posição inadequada. Os músculos se contraem de uma forma intensa, como um mecanismo de proteção, e podem demorar até alguns dias para retornarem ao seu estado original.

O tempo que leva para passar varia de acordo com a causa e a gravidade do problema. Em geral, um torcicolo pode levar de alguns dias a algumas semanas para desaparecer completamente. Como destravar pescoço com torcicolo? Para destravar o pescoço, é importante ter cuidado para não piorar a dor.

Há evidências de que a orfenadrina seja um eficaz relaxante muscular, principalmente no tratamento de dores agudas nas costas ou no pescoço. Essa atuação é possível porque esse relaxante atua nos sistemas envolvidos na regulação da dor ligados ao sistema nervoso central.

A dor no pescoço pode estar associada a uma compressão dos nervos no pescoço, o que pode provocar dormência, fraqueza ou sensação de formigamento na mão e no braço. A dor no pescoço também pode ser acompanhada por sensações de rigidez nos músculos, espasmos e dor de cabeça.

Analgésicos como o ibuprofeno ou paracetamol, podem ajudar a aliviar a dor no pescoço.

osteoporose, hérnia de disco e estenose espinhal; contratura e espasmo muscular; doenças inflamatórias, como amigdalite e meningite; doenças autoimunes, como artrite reumatoide e fibromialgia.

Causas de dor no pescoço

  • Espasmos musculares.
  • Lesões em músculos e ligamentos.
  • Artrite (geralmente osteoartrite. A artrite decorrente de lesões na cartilagem das... ...
  • Espondilose cervical. A osteoartrite é...
  • Estenose da coluna cervical. ...
  • Um disco rompido ou herniado. ...
  • Fibromialgia.

Compressas de água morna
Aumentar a circulação sanguínea ajuda a relaxar os músculos e alivia a tensão nos ombros e no pescoço. Esse processo aumenta o volume de oxigênio e favorece o transporte dos nutrientes de cura por meio do sangue.

O tratamento do torcicolo é conservador, incluindo calor local, uso de anti-inflamatórios e relaxantes musculares. Alongamento, acupuntura e aparelhos de fisioterapia, como ultrassom e TENS, podem ser associados à terapia, visando a melhora sintomática.

A causa mais comum de dor no pescoço ocorre quando um desses tecidos moles fica tenso ou sofre uma contratura ou estiramento por uso excessivo ou extensão excessiva. Esse tipo de lesão geralmente cicatriza em uma ou duas semanas.