Qual doença causa dor no pescoço?

Perguntado por: amendes5 . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.9 / 5 14 votos

As doenças da coluna cervical que mais frequentemente causam dor são: Contraturas musculares (torcicolo); Espondilose cervical (desgaste osteoarticular/artrose); Estenose cervical (estreitamento do canal para os nervos/raízes);

Se você tiver dores no pescoço que duram mais de uma semana, são intensas ou são acompanhadas por outros sintomas, procure atendimento médico imediatamente.

Causas de dor no pescoço

  • Espasmos musculares.
  • Lesões em músculos e ligamentos.
  • Artrite (geralmente osteoartrite. A artrite decorrente de lesões na cartilagem das... ...
  • Espondilose cervical. A osteoartrite é...
  • Estenose da coluna cervical. ...
  • Um disco rompido ou herniado. ...
  • Fibromialgia.

Um nervo do pescoço inflamado pode causar uma série de sintomas, incluindo dor, dormência, formigamento e fraqueza. A compressão dos nervos do pescoço também pode gerar rigidez nos músculos, espasmos e dor de cabeça.

A dor no pescoço é muito comum e geralmente não há motivo para preocupação. Os músculos tensos costumam ser os culpados, por exemplo, depois de trabalhar no computador por muito tempo, ser exposto a uma corrente de ar frio ou dormir em uma posição inadequada. Mas, em muitos casos, não há uma causa clara.

A fricção com pomadas analgésicas e anti-inflamatórias podem ajudar no processo inflamatório e agir direto na dor. Para quem sofre com torcicolo, a massagem é bem eficaz. Caso não tenha o medicamento, escolha um hidratante corporal e pressione as pontas dos dedos com movimentos circulares na região afetada.

Em um ataque cardíaco, a dor no pescoço geralmente é descrita como uma sensação de aperto ou pressão no pescoço, que pode se espalhar para o braço esquerdo, ombro ou mandíbula.

Analgésicos como o ibuprofeno ou paracetamol, podem ajudar a aliviar a dor no pescoço.

Trata-se de uma doença crônica que desgasta progressivamente a cartilagem que protege as articulações e pode gerar deformações ósseas, dependendo da gravidade do quadro, causadas pelo atrito entre os ossos. Os joelhos, as mãos e os quadris são frequentemente afetados, assim como a coluna e o pescoço.

A dor na nuca pode ser apenas uma dor muscular causada pela contratura da região ou sobrecarga mecânica. Além disso, a dor na nuca também pode indicar pressão alta, enxaqueca, sinusite, bruxismo e em situações mais graves, até meningite ou um aneurisma cerebral.

O diagnóstico da cervicalgia é feito por um médico especialista em coluna, normalmente, ortopedista. Quando o paciente for à consulta, é importante não omitir detalhes do médico e falar das dores, das atividades do dia a dia, dos exercícios, etc.