Porque o pé soa no frio?

Perguntado por: ibittencourt . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.8 / 5 19 votos

A hiperidrose pode ser definida como um distúrbio somático provocado pela hiperestimulação do sistema nervoso simpático. O resultado disso é o suor excessivo. Não acontece apenas por alterações de temperatura, pode ter outros fatores desencadeantes, que estimulam a ação do sistema nervoso simpático”, explica a Dra.

Simplesmente, acontece. Há estudos que indicam haver uma predisposição genética. A transpiração excessiva pode ser agravada pelo calor intenso ou cenários de ansiedade, mas mesmo com o tempo seco e frio os pacientes sentem as mãos e os pés escorregadios.

Ela acontece quando há produção exagerada de suor por conta de glândulas sudoríparas superativas. Pés suando em excesso pode estar relacionado com a hiperidrose plantar. Para algumas pessoas o problema desaparece, mas para outras ele pode durar a vida toda.

A sudorese fria, por exemplo, é aquela que acontece quando o corpo se encontra em uma situação que pode apresentar algum risco para a pessoa. É comum a pessoa suar frio em casos de ansiedade, pressão arterial baixa, hipoglicemia e até mesmo hipóxia, que é a diminuição das taxas de oxigênio circulando no organismo.

A hiperidrose parece ocorrer por uma resposta exagerada do cérebro aos estímulos emocionais/afetivos. Os pacientes com hiperidrose primária apresentam sintomas localizados nas palmas das mãos, nas solas dos pés e axilas que se iniciam na infância ou adolescência e que vão persistir na vida adulta.

Os pés transpiram por causa do calor, do exercício, e do estresse, mas também transpiram nas atividades cotidianas que realizamos. Em outras áreas do corpo, o suor pode evaporar facilmente, mas nos pés ele fica preso entre os dedos.

A hiperidrose pode aparecer ainda durante a infância, avançar pela adolescência e se estender até a vida adulta. Embora não seja uma doença grave, é importante tratar para que os impactos excessivos do suor sejam administrados e a pessoa ganhe qualidade de vida.

Sudorese
Ela pode ocorrer em diversos pontos do corpo, sendo as mãos e os pés os mais comuns para a ansiedade. Ainda assim, cada indivíduo apresenta uma característica, sendo normal encontrar quem sua nas axilas, cabeça e costas. O suor excessivo, ou sudoreses, é um dos sintomas mais comuns.

A resposta é: sim. O desodorante ou o antitranspirante que você usa na axila também pode ser usado nos pés. Apesar de existirem marcas de desodorante para os pés, aqueles para a axila comumente encontrados nos mercados e drogarias também servem o mesmo propósito. Afinal, as glândulas de suor são as mesmas.

O suor noturno é considerado preocupante quando: É intenso e frequente, ocorrendo várias vezes por semana ou mais. Acontece mesmo em dias frios. É acompanhado por outros sintomas, como febre, perda de peso ou fadiga.

Hipotensão. Também conhecida com pressão baixa, a hipotensão arterial causa uma diminuição de oxigênio que acaba atingindo outras partes do corpo, como o cérebro e alguns órgãos. Entre os sintomas, estão o suor frio na testa e em outras áreas corporais, tonturas, palpitações, mal-estar e visão turva, por exemplo.

O tratamento varia de acordo com o tipo de hiperidrose e pode incluir o uso de antitranspirantes especiais, medicamentos anticolinérgicos, que ajudam a impedir a estimulação das glândulas sudoríparas e procedimentos específicos, como a aplicação de toxina botulínica e Iontoforese, que usa a eletricidade para bloquear ...