Como limpar as axilas sem tomar banho?

Perguntado por: osales . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.8 / 5 10 votos

Você precisa esfregar bem o sabonete nos pelos das axilas para remover as partículas de suor e desodorante. Massageie o local de leve por alguns segundos usando os dedos, uma toalha de rosto ou uma esponja.

Para isso, você pode utilizar sabonetes antissépticos ou antibacterianos, como os da linha Rexona, que limpam profundamente e revigoram a pele. Se você está transpirando demais, confira esse artigo que Rexona preparou para ajudar você a lidar com o suor excessivo.

Use bicarbonato
O bicarbonato é geralmente utilizado para combater cheiros ruins. Por isso, lave muito bem as axilas e se ainda apresentarem um cheiro ruim aplique um pouco de pó de bicarbonato com um algodão. O melhor é que, caso o produto não irrite ou incomode é possível usá-lo durante todo o dia.

Cortar o limão pela metade e colocar o bicarbonato de sódio por cima, fazendo um pouco de pressão para misturar o suco com o bicarbonato. Durante o banho, passar o limão com bicarbonato nas axilas e deixar atuar por cerca de 5 minutos. Em seguida, lavar com água em abundância.

Higienize as axilas com uma esponja. Passe o sabonete na esponja e espalhe bem, com movimentos suaves, no local. Essa limpeza remove as impurezas, evita a proliferação de bactérias e retira o excesso de desodorante que fica na pele.

Às vezes, o que causa mau cheiro nas axilas é o uso impróprio do desodorante ou antitranspirante. Um erro muito comum é passar desodorante com as axilas ainda molhadas do banho, o que atrapalha a absorção pela pele e o produto não age de forma eficaz. Sempre aplique seu desodorante ou antitranspirante nas axilas secas.

Corte um limão pela metade e coloque o bicarbonato de sódio por cima, fazendo uma mistura entre os ingredientes. A receita também pode ser utilizada durante o banho, passando a pasta na região das axilas por cerca de 5 minutos. Depois disso, lave com água.

Álcool. Esfregar álcool nas axilas com o auxílio de um chumaço de algodão é outro método eficiente de eliminar as bactérias que causam o odor desagradável na região. Ele também pode ser borrifado, caso se tenha uma garrafa ou um frasco adequado.

De acordo com a expert, o limão pode ter ação uniformizadora devido ao seu ácido cítrico, mas esclarece que seu uso direto na pele não é seguro. “Junto com esse ácido há outros componentes que podem causar queimaduras profundas e gerar exatamente o efeito contrário, manchando a pele”, explica.

Mas de acordo com as reações vistas, o vinagre não é eficaz para eliminar, por exemplo, o odor do suor (bromidrose), pois, conforme dito, esse cheiro desagradável deve-se a ácidos carboxílicos.

O mau odor crônico nas axilas, ao contrário do que muitos imaginam, pode ser um problema causado por bactérias e não por falta de higiene. Porém, o bicarbonato de sódio pode contribuir também para a resolução deste problema. Para isso, misture 1 colher de bicarbonato com o caldo de meio limão.

A primeira dica é com relação a higienização das suas axilas. Você pode utilizar de 3 a 5 vezes por semana, um sabonete neutro com água fria para higienizá-las. O sabonete neutro evita irritações e por consequência o escurecimento das axilas. Outro cuidado a ser mencionado é secar bem a região após o banho.