O que é bom para tirar mofo de parede?

Perguntado por: eneves . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.2 / 5 12 votos

Em um borrifador, misture 240 ml de vinagre branco e 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio (com cuidado, pois a solução borbulha). Aplique sobre a parede, deixe agir por 10 minutos e retire com um pano seco. Repita o processo se necessário.

Deixe circular bastante ar fresco para eliminar os odores. Polvilhe bicarbonato nos tapetes e depois retire com aspirador de pó. O bicarbonato é um excelente desodorante e elimina vários tipos de cheiro da casa. Mantenha uma rotina adequada de limpeza e inclua o vinagre nas soluções de higienização.

Para preparar a solução, basta misturar 240ml de vinagre branco e uma colher de bicarbonato de sódio em um recipiente fundo, já que a mistura deve borbulhar bastante. Depois, coloque o líquido em um borrifador para aplicar nos objetos mofados e deixe agir por aproximadamente 10 minutos, secando com um pano limpo.

O que é melhor para mofo, vinagre ou água sanitária? Ambos o vinagre e a água sanitária são eficazes para remover o mofo. O vinagre é menos tóxico e pode ser uma opção mais segura para pessoas sensíveis a produtos químicos, enquanto a água sanitária é mais forte e pode ser mais eficaz em áreas com muito mofo.

Para criar a solução caseira, é simples: só despejar vinagre branco não diluído (ou seja, sem água) em um borrifador. Então, aplique na superfície mofada e deixe agir por cerca de uma hora. Então, limpe a área com água e deixe secar. Prontinho!

O mofo preto pode estar ligado a diversos problemas de saúde, sendo muito mais perigoso do que o mofo tradicional. Além de alergias no nariz e nos olhos, que são comuns de outros tipos de fungos, as espécies Alternaria e Cladosporium estão associadas a crises de asma letais, causadas por infecção no pulmão.

Isso acontece, especialmente, devido à existência de materiais e equipamentos poluentes, da própria ocupação humana e da umidade gerada em ambientes internos que não possuem qualidade do ar. O excesso de umidade em ambientes fechados facilita a proliferação de mofo e bactérias, e pode trazer problemas de saúde graves.

Outro passo fundamental para combater o mofo é manter a casa arejada. Abra portas e janelas para garantir a circulação do ar e a incidência da luz solar, além de preferir sempre cortinas finas para não atrapalhar o processo. Se você tiver ar-condicionado em casa, use com frequência a função desumidificar.

Quando o esporo do mofo se espalha, ou seja, quando eles ficam soltos no ar e são inalados, é extremamente comum que o sistema imunológico da pessoa reaja com espirros, obstrução nasal, tosse, falta de ar e coceira.

Por que o mofo se forma no teto? O mofo surge devido à umidade. Por isso, é mais comum ocorrer em ambientes como o banheiro ou a lavanderia – se não for bem arejada. O mofo no teto pode estar ser resultado de uma grande intensidade de vapor ou por problemas hidráulicos, como infiltrações e canos quebrados.

A água sanitária é a opção mais conhecida de produto para tirar mofo do teto do banheiro. Isso se deve à poderosa ação oxidante que combate facilmente as bactérias. Além disso, o alvejante presente na composição tem o poder de clareamento das superfícies. Assim, além de remover o mofo, clareia a superfície.

Dentre os produtos mais recomendados em algumas dicas para acabar com o mofo, estão:

  1. Pedaços de giz.
  2. Carvão.
  3. Água sanitária.
  4. Potes de sílica.
  5. Verniz anti-fungo.
  6. Tintas anti mofo.

No geral, seu ciclo de vida dura em torno de 30 dias. O mofo é caracterizado pela presença de pontinhos pretos e normalmente corrói as peças e móveis. Já o bolor possui manchas em tonalidade acinzentada ou esverdeada e infecta principalmente a parte de trás dos móveis.

Levítico 14:33-57 NTLH
Quando Deus fizer aparecer mofo na casa de alguém, o dono irá falar com o sacerdote e dirá que descobriu mofo na sua casa.

Paredes e teto

  1. Misture, em um borrifador, partes iguais de água e água sanitária.
  2. Com uma luva e uma esponja, passe na parede dando batidinhas. Evite esfregar para não espalhar o mofo.
  3. Deixe o local ventilado para secar.
  4. No teto dos banheiros, use a mesma receita. Passe com um rodo e um pano bem torcido.