Qual remédio natural para suor excessivo?

Perguntado por: eazambuja9 . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.7 / 5 6 votos

3 REMÉDIOS CASEIROS QUE INIBEM A TRANSPIRAÇÃO DOS PÉS

  • Remédio caseiro de bicarbonato de sódio. Para esta preparação necessitas de dois copos de água e um bocado de bicarbonato de sódio. ...
  • Remédio caseiro de chá preto. ...
  • Remédio caseiro de óleo essencial de Tea Treee (árvore do chá)

Medicamentos. O glicopirrolato e a oxibutinina, dois medicamentos anticolinérgicos, são os mais utilizados contra a hiperidrose. Eles se tornam uma opção quando as demais alternativas não dão certo.

A sudorese excessiva, em geral, não tem uma causa clara, mas às vezes, é causada por infecções, problemas metabólicos ou câncer.

Hiperidrose secundária
Outra causa que colabora com o surgimento da hiperidrose é a presença de diversas patologias no organismo. Este processo é chamada de hiperidrose secundária, ou seja, ela é um sintoma que advém de outras doenças como hipertireoidismo, diabetes, obesidade e alterações hormonais.

Inchaço nos gânglios do pescoço, das axilas e da virilha, suor noturno excessivo, febre, coceira na pele e perda de peso são os principais sintomas do linfoma não Hodgkin, tipo de câncer que acaba de ser diagnosticado na atriz Jane Fonda. Fonda descreveu o quadro como "um câncer muito tratável".

O suor noturno é considerado preocupante quando: É intenso e frequente, ocorrendo várias vezes por semana ou mais. Acontece mesmo em dias frios. É acompanhado por outros sintomas, como febre, perda de peso ou fadiga.

Os chamados alimentos termogênicos, como o café, o chá verde, o alho e a cebola, aceleram o metabolismo e aumentam a produção de hormônios, entre eles a adrenalina. O resultado é maior transpiração. O mesmo acontece com proteínas e carboidratos em excesso.

O suor na cabeça e pescoço - que também pode ser chamado de hiperidrose craniofacial quando em excesso - costuma causar muito incômodo. A condição é comum e pode aparecer pelos mesmos motivos que a transpiração em qualquer outra parte do corpo: calor, atividades físicas etc.

A produção de suor é regulada pelo sistema nervoso autônomo simpático e tem relação direta com o controle da temperatura do organismo.

Assim como ocorre com outros cânceres, a doença pode ser assintomática no início. No entanto, a grande maioria dos pacientes vai apresentar algum tipo de sintoma. Daí a importância de se realizar os exames periódicos para rastreio precoce da doença.

Entretanto, perder mais que 3% do seu peso corporal por conta do suor pode ser perigoso, porque o coloca na zona de desidratação. Em casos graves, a desidratação pode levar a insolação, problemas urinários e renais, convulsões e choque.

O que causa o suor excessivo
Os especialistas explicam que a hiperidrose está associada à hiperatividade do sistema nervoso que é desencadeada por estresse e até por situações inconscientes. A genética e o uso de determinados medicamentos também podem causar o problema.

Segundo ele, compressas ou banhos à base de chá preto diminuem o excesso da transpiração, evitando axilas, pés, mãos e têmporas encharcadas.

Por outro lado, alimentos como legumes e frutas com alto teor de água (como melancia, uvas e melão), são conhecidos por serem capazes de reduzir a quantidade de suor que o corpo produz e acalmar as glândulas sudoríparas hiperativas.

Procure evitar alimentos condimentados, álcool, cafeína e nicotina, pois estas substâncias fazem o corpo transpirar mais. Evite tecidos sintéticos e use roupas que favorecem a transpiração. Troque as roupas regularmente. Lave e seque estas peças corretamente para evitar o mau cheiro e as manchas de suor.