Porque o olho vira?

Perguntado por: lluz . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.1 / 5 19 votos

Isso ocorre porque os reflexos que alinham os olhos ainda não estão maduros. Após os 4 meses isso não deve mais ocorrer, pois qualquer desvio ocular freqüente ou permanente, em qualquer idade, é estrabismo e não cura sozinho.

O desvio pode acontecer por causa de outras doenças que a pessoa possa apresentar, como problemas da tireóide, ou problemas neuromusculares (como Miastenia Gravis). Um olho que não enxerga bem, pode apresentar um desvio progressivo (estrabismo sensorial), mais comumente do tipo divergente.

Além disso, revirar os olhos pode representar uma resposta que expresse o seu sentimento, como o aborrecimento com o que acabou de ouvir ou ver. No entanto, em algumas situações, a atitude pode também ser um reflexo dos nossos olhos, sendo totalmente inconsciente.

No caso de adultos, o estrabismo pode ser causado por alguma doença física não ocular, como o diabetes e doenças neurológicas, ou devido a um traumatismo craniano. Alguns sintomas como visão dupla, dor de cabeça e o torcicolo podem aparecer com o tempo.

A exoftalmia é uma condição caracterizada por um ou ambos os olhos saltados, sendo provocada principalmente pela doença de Graves, uma condição autoimune que leva ao . Além disso, pode também ser decorrência de tumores, infecções, desordens vasculares ou celulites orbitárias, uma infecção que acomete a órbita ocular.

Há tratamentos diferentes para os diferentes tipos de estrabismo. Alguns são corrigidos apenas com o uso de óculos, outros com uso de óculos e cirurgia de estrabismo e há aqueles que são corrigidos apenas com a cirurgia. Em alguns casos pode ser realizado o tratamento do estrabismo com toxina botulínica.

Logo, falso estrabismo é a falsa aparência de estrabismo. Algumas crianças pequenas aparentam ter estrabismo por terem uma dobra de pele no canto interno das pálpebras, que esconde a esclera (parte branca do olho) nessa região, principalmente quando a criança olha para os lados.

É uma maneira de mostrar a alguém que você está irritado ou frustrado.

Nistagmo é uma condição médica que causa movimentos involuntários e repetitivos dos olhos, o que geralmente causa redução da acuidade visual, ou seja, quando há uma diminuição da clareza e nitidez da visão.

É chamado de intermitente quando os olhos se apresentam desviados apenas em alguns momentos, alternando com momentos de alinhamento ocular. A exotropia intermitente é o tipo mais comum de exodesvio. Este tipo de desvio apresenta-se principalmente quando o paciente está cansado, desatento e olhando para o infinito.

O não tratamento do estrabismo faz com que o paciente tenha os sintomas da doença constantemente, que são o aparente desvio ocular, dores de cabeça, torcicolo e, em alguns casos, visão dupla. Além disso, o risco mais grave e que mais vai afetar a visão e a vida do paciente é a cegueira no olho afetado.