Porque o milho da pipoca doce não estoura?

Perguntado por: uviana . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 2 votos

A água é essencial, pois sem ela o açúcar carameliza rápido demais e o milho não estoura direto.

Hidrate os milhos — é, isso mesmo! Em um recipiente, coloque o milho e despeje uma quantidade suficiente de água para deixá-los de molho por 10 minutos. "E por que isso, TudoGostoso?" Porque o milho só estoura se elas estiverem bem hidratados. Dessa forma, você garante que todos os milhos estourem uniformemente!

Você deve esperar cerca de 30 segundos com todo o milho na panela e fora do fogo. Assim que passarem os 30 segundos, volte a panela para o fogo baixo, mexendo e chacoalhando a panela com a tampa fechada de vez em quando para que todos os milhos estourem – cuidado para não se queimar.

Nem todo milho vira pipoca porque alguns grãos podem ter furos ou rachaduras. Isso faz com que o vapor de água fuja e, assim, a casca não exploda, formando o que chamamos de piruá (o milho que não estoura).

piruá

O grão que não estoura ao ser feita a pipoca é chamado de piruá, ou mururu. O milho cultivado para a produção de pipoca é de uma variedade especial, com espigas menores que as do milho tradicional (doce), devendo ser comercializado com teor de umidade em torno de 12 a 13%.

Quando colocamos a pipoca na panela, o calor faz a água de dentro do grão se transformar em vapor. O vapor tenta sair e empurra a casca do grão de milho. Quando ele sai, o milho dá um estouro e se transforma em pipoca e quando o vapor não sai o milho não estoura formando o piruá.

Para 1 xícara de milho, costumo usar umas 4 colheres de sopa de óleo. Em fogo alto, ela estoura em pouco mais de 2 minutos.

Quando a pipoca fica ao ar livre por muito tempo, às vezes só por algumas horas, ela fica mole e sem graça, em vez de fresca e saborosa.

· Milho de pipoca. Por mais que esses alimentos normalmente possam ser consumidos mesmo após a sua data de validade passar, sempre observe a sua cor, textura ou cheiro antes de consumir. Além do mais, é importantíssimo que as embalagens estejam seladas e armazenadas de acordo com as indicações do fabricante.

1. Milho premium: nos supermercados esse tipo de milho costuma ser encontrado com preços mais altos do que o tradicional, mas ele realmente faz diferença no preparo. Além de estourar mais facilmente, o milho premium de boa qualidade rende pipoca maior e mais crocante.

180 graus

Os físicos Emmanuel Virot e Alexandre Ponomarenko, da Escola Politécnica de Paris, afirmam que quando a pipoca chega ao limite de temperatura de 180 graus, a camada exterior do milho vai estourar, não importando o tamanho e a forma do grão.

Sim, vários outros grãos estouram quando em altas temperaturas. Sagu, sorgo, quinoa, arroz selvagem, amaranto e trigo-mourisco são alguns exemplos – mas spoiler: nenhum se transforma em uma pipoca tão suculenta como o milho.

"Nada impede que você prepare a pipoca doce com o milho que estamos habituados, o mais comum", explica a engenheira de alimentos Patricia Botignol. "Mas o formato do milho mushroom é o mais adequado para receber coberturas doces".