Qual a diferença do milho de pipoca para o milho de canjica?

Perguntado por: eribeiro . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 5 votos

A diferença entre a pipoca comum e a pipoca de canjica é que a pipoca comum é feita a partir da subespécie de milho Zea mays everta, e a pipoca de canjica -famosa pelo saquinho rosa – é da subespécie Zea mays indurata. Outra diferença entre a pipoca comum e a pipoca de canjica é o processo de produção.

A canjica é de uma variedade de milho com os endospermas mais macios. É feita de uma variedade de milho branco e amarelo, também.

Processo de fabricação de pipoca de canjica
O milho de canjica é colocado dentro do canhão e através do controle da pressão é possível identificar o tempo de estourar. A pressão costuma ser de 150 bar em média, sendo suficiente para acionar o estouro do canhão.

O milho branco, que é a matéria-prima para a nossa querida canjica, não é apenas saboroso, mas também rico em nutrientes, como vitaminas do complexo B e proteínas.

Quando aquecemos o milho comum, o amido duro também se expande, mas como sua quantidade é pequena e a casca é muito resistente, ele não vira pipoca. Já o milho pipoca (Zea mays everta), possui a casca mais resistente à pressão do calor e só rompe quando o endosperma do grão estoura.

Porque a canjica endurece? Dica: nunca cozinhe a canjica com o leite, costuma vazar na panela, e também não cozinhe a canjica na pressão com o açúcar, porque o açúcar na pressão endurece a canjica.

É um alimento rico em ácido fólico (B9)
Entre os muitos nutrientes que possui, o ácido fólico (também conhecido como Vitamina B9) é um dos que se destaca na canjica. Ele é um dos responsáveis pela formação das células do corpo humano e contribui para o equilíbrio do organismo.

Para deixar a pipoca crocante novamente, ligue o forno a 250 graus por 10 minutos. Desligue o forno e coloque a pipoca, espalhada sobre uma assadeira, para aquecer no calor remanescente.

O milho Top Sugar Cianorte é recomendado para produção de pipocas doce, como as tradicionais do pipoqueiro de rua.

O Milho de Pipoca Mushroom é conhecido dessa forma por ter um formato arredondado quando estoura, parecido como um cogumelo! Esse milho também é o mais indicado para fazer pipocas doces, pipocas gourmet e pipocas estilo Chicago.

1. Qual a diferença da Canjica branca e amarela? Primeiro é importante dizer que essas canjicas não são a mesma coisa: a de cor branca é muito utilizada para fazer a canjica branca ou o Mungunzá (típico no Nordeste); já a canjica amarela é mais comum no restante do país, porém é mais parecida com o curau.

Você vai precisar de milho pra mungunzá (amarelo ou branco), que é vendido em supermercados e lembra um pouco o milho pra pipoca. Também de uma panela de pressão e de leite de coco fresco.

Milho normal ou pipoca, é tudo milho. Originário da América Central, ele é a semente da planta da espécie Zea mays, sendo um dos alimentos mais consumidos em todo o mundo, tanto na alimentação humana, quanto na animal.

Pegue as espigas de milho, retire todos os grãos com uma faca, não encoste no sabugo ao retirar os grãos, pois pode dar um sabor diferente. Após cortar todas as espigas, coloque os grãos no liquidificador e bata com a água. Em uma panela peneire, depois jogue o bagaço, pois não servirá mais.

Os grãos de milho são classificados em cinco tipos, de acordo com seu formato e composição, sendo denominados: dentado, duro, farináceo, pipoca e doce. Um fator importante para entender a classificação dos tipos de grãos é conhecer o endosperma presente em cada tipo.

piruá

O grão que não estoura ao ser feita a pipoca é chamado de piruá, ou mururu. O milho cultivado para a produção de pipoca é de uma variedade especial, com espigas menores que as do milho tradicional (doce), devendo ser comercializado com teor de umidade em torno de 12 a 13%.