Porque o gelo alivia a dor de dente?

Perguntado por: imatos . Última atualização: 7 de julho de 2023
3.9 / 5 14 votos

A água fria gela o local, diminui o inchaço e ajuda a aliviar a dor. Vale lembrar que o gelo evitará o processo inflamatório, que é o principal causador da dor. Por isso, pode ser usado quando a dor é ocasionada por trauma ou por procedimento cirúrgico.

Aplique gelo para controlar a inflamação
A presença do frio ajuda a controlar a dor e inchaço, de modo que a aplicação de gelo envolto em uma toalha de rosto pode ajudar a diminuir a dor. No entanto, você nunca deve aplicar gelo diretamente no dente.

O gelo é outra opção para quem deseja aliviar a dor de um dente inflamado e o inchaço pós cirúrgico. Ele pode ser utilizado de duas formas. Você tem a opção de usar uma compressa gelada próxima ao local da dor ou, ainda, de chupar uma pedra de gelo.

Compressa de gelo
A aplicação de uma compressa fria durante 20 minutos, de 3 em 3 horas, vai contrair os vasos sanguíneos. Aplicada no lado da boca onde está a dor, reduz o inchaço, se houver, e ajuda a controlar a inflamação, aliviando o sofrimento.

O sal funciona como agente para eliminar a infecção e o calor da água morna irá drenar os fluídos desta infecção, além de acalmar o tecido inflamado. Chupar uma pedra de gelo ou fazer uma compressa de bolsa fria na bochecha também pode aliviar a dor. O gelo reduz o fluxo sanguíneo na região e ajuda no desinchar.

Em alguns casos, o que você come no jantar pode agravar a dor de um dente. Alimentos muito quentes, frios, açucarados, ácidos ou com amido podem piorar rapidamente um problema de dor de dente subjacente.

Outro ponto importante é o ponto He Gu, também conhecido como “Vale do Encontro”. Este ponto está localizado entre o polegar e o indicador e é utilizado para tratar dores de cabeça, dor de dente e problemas digestivos.

você pode fazer com uma bolsa de gelo ou uma toalha molhada com água fria. Use um travesseiro ortodôntico: o uso de um travesseiro ortodôntico na hora de dormir pode ajudar a alinhar os dentes e aliviar a pressão na área da dor. Isso pode melhorar a qualidade do sono antes de ir ao dentista.

Se você sentir dor de dente aguda ao morder um alimento, por exemplo, a causa pode ser um dente rachado ou quebrado. Já uma dor latejante e constante pode ser resultado de um dente com abscesso ou uma infecção. Se for isso, consulte o(a) dentista para tratar esse problema o mais rápido possível.

Coloque compressas frias ou quentes próxima a região
Essa dica pode variar de acordo com a sua dor. Se a dor de dente for latejante e a sensação estiver se estendendo pelo restante do rosto, o mais indicado é realizar uma compressa com água quente.

Para quem não sabe, o bochecho de água com sal é uma forma de limpar a boca e combater muitos micro-organismos — já que estes podem ser os causadores da dor e desconforto. Se você não sabe como fazer, basta diluir 1 colher de chá de sal em 1 copo de água e bochechar por — pelo menos — 30 segundos.

Aliviar completamente a dor de dente em apenas cinco minutos é um desafio praticamente impossível. Porém, existem algumas medidas que podem proporcionar algum alívio rápido, como a aplicação de gelo no local ou aplicação de cravo-da-índia no local dolorido.

Dipirona e Paracetamol: Esses analgésicos podem ser úteis em casos de dor de dente causada por sensibilidade dentária, como exposição da raiz ou retração gengival. Toragesic (Trometamol cetorolaco): Pode ser indicado em casos de dor intensa após cirurgias orais, como extrações de dentes do siso ou implantes dentários.

Durante a dentição, alguns bebês ficam mais agressivos do que o habitual por causa da dor e inchaço nas gengivas. Os sintomas geralmente aparecem cerca de três a cinco dias antes do dente nascer (mas há casos em que duram semanas), e desaparecem assim que os dentes rompem a pele.

A duração da pulpite aguda pode variar em média entre 2 a 14 dias, reagindo fortemente aos estímulos externos, principalmente às alterações de temperatura.

Neuralgia do trigêmeo: a pior dor do mundo é chamada doença do suicídio. Uma dor de cabeça forte pode atrapalhar nossas atividades do dia a dia, mas imagine só sentir uma dor extremamente forte, considerada uma das piores do mundo, que dura alguns segundos e depois some, entretanto, volta repetidamente?