Porque o estômago dói depois de vomitar?

Perguntado por: sassis . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.5 / 5 2 votos

Muitas vezes, a dor seguida por vômitos pode ser uma úlcera ou uma gastrite. Mas dependendo das circunstâncias em que ocorre, pode ser uma toxinfecção alimentar. Nesses casos, busque atendimento médico, sobretudo se o vômito for reincidente.

O que fazer depois de vomitar? Descansar o estômago por uma hora e só beber líquidos claros (água, chá, isotônicos e água de coco) em pequenas doses configuram boas atitudes. Depois de uma hora de repouso, alimentos leves como bolachas de água e sal, arroz, batata ou gelatina também podem ajudar.

Essa contração faz com que a pressão no abdome e no tórax aumente e desencadeie a compressão do estômago, que expulsa de forma rápida e forçada seu conteúdo pela boca e, algumas vezes, pelo nariz. A força da expulsão é tão forte que não pode ser controlada.

Gases causam dor no estômago
O nosso organismo produz gases intestinais naturalmente, especialmente quando fazemos a ingestão de leguminosas (feijão, por exemplo), de carboidratos, carne vermelha, doces em geral, bebidas como cerveja, leite e refrigerantes, além de outros alimentos.

Experimente tomar uma sopa de legumes ou canja de galinha (pegue leve nos temperos e não consuma muito quente), beba isotônicos, água mineral, água de coco, soro caseiro e até mesmo gelatina para ajudar o seu organismo a se manter hidratado e repor o líquido perdido com os vômitos.

Medidas para aliviar os sintomas da dor de estômago

  1. Ingerir batata crua, que é um antiácido natural;
  2. Colocar uma bolsa de água morna na região do estômago;
  3. Beber água para hidratar e aliviar a digestão;
  4. Ingerir pera ou maçã cozida.

A força da expulsão é tão forte que não pode ser controlada.
Quando o vômito acontece, a sensação de náusea é interrompida e observa-se uma considerável melhora no quadro. Por esse motivo, muitas pessoas acabam forçando o vômito como forma de obter um alívio.

O que fazer depois de vomitar? Descansar o estômago por uma hora e só beber líquidos claros (água, chá, isotônicos e água de coco) em pequenas doses configuram boas atitudes. Depois de uma hora de repouso, alimentos leves como bolachas de água e sal, arroz, batata ou gelatina também podem ajudar.

Primeiramente você deve descansar o estômago por algumas horas e não comer nada sólido e beber apenas líquidos claros. Um pouco mais tarde você pode comer comidas leves e suaves que são fáceis de digerir. Se você estiver vomitando muito, o melhor é tomar apenas pequenos goles freqüentes de líquidos claros.

Depois de vomitar, não lhe dê nada (nem água) durante 15 a 30 minutos.

Porém, é bastante indicado procurar ajuda de um profissional quando a dor for persistente e forte, ou se houver vômito com presença de sangue e/ou fezes pretas com odor muito intenso. Situações como essas podem ser indicativo de doenças como gastrite, úlcera, pancreatite, câncer no estômago, entre outras.

Geralmente, este incômodo não é preocupante e pode indicar alteração no estômago, esôfago ou início do intestino, como gastrite, refluxo ou má digestão. E costuma estar associada a outros sintomas, como azia, enjoo, vômito, gases, distensão abdominal ou diarreia.

Se a dor de estômago persistir por 2 dias, é necessário procurar um gastroenterologista e iniciar tratamento com remédios antiácidos. Mas, caso haja sangramento ou vômito, o atendimento médico deve ser emergencial, em pronto socorro.