Porque o detergente limpa uma panela engordurada?

Perguntado por: ugomes . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.9 / 5 3 votos

Para ajudar nesse processo e deixar a louça realmente limpa, é preciso usar detergente ou sabão. Eles promovem uma maior interação entre a gordura e o óleo com a água e, com isso, facilitam a limpeza daquela panela toda engordurada.

O detergente é utilizado na limpeza, pois consegue interagir tanto com substâncias polares (água), quanto com as apolares (sujeira). Assim ocorre a formação de micelas, que são gotículas de gordura aprisionadas por moléculas do detergente. Este processo de formação de micelas recebe o nome de emulsificação.

Resposta. um produto quimico para poder ajuda-lá a retirar a gordura da panela.

Assim como no ferro de passar roupa, o calor é usado para mudar a estrutura das moléculas, nesse caso da gordura (material sólido) e do óleo (líquido). Com a alta temperatura da água, a gordura será derretida e será mais fácil tirá-la da panela.

Visto que possui uma parte apolar e uma polar, o detergente é capaz de interagir tanto com a gordura como com a água. A extremidade polar interage com a água e a cadeia longa apolar interage com a gordura, formando pequenos glóbulos, chamados de micelas.

ÁGUA, ÓLEO E DETERGENTE
quando adicionamos algumas gotas de detergente líquido, o detergente atrai a água e as moléculas de óleo, de modo que as três substâncias se misturam para formar uma emulsão, que é um tipo de mistura.

A função do detergente é desestruturar as moléculas de lipídio das membranas biológicas. Desta maneira, as membranas sofrem ruptura e todo o conteúdo celular - inclusive o DNA - fica disperso na solução.

Entre as funções do detergente estão: remover mancha, higienizar pentes, escovas de cabelo e pincéis de maquiagem e até desentupir vasos sanitários.

De forma simplificada, a composição química faz uma parte das moléculas do produto se ligarem com a gordura e sujeira, enquanto as outras se ligam com a água. Pronto! Temos o detergente e suas funções: promover a limpeza que tanto gostamos e precisamos diariamente.

Detergentes alcalinos
Para isso, experimente usar o detergente alcalino, feito para remover gorduras mais resistentes e óleos. É, inclusive, um detergente bastante usado por indústrias alimentícias!

Para limpar melhor uma panela engordurada, depois de tentar higienizar com a ajuda do detergente e esponja, teste um pouco de bicarbonato de sódio ou vinagre. Eles costumam garantir que a limpeza fique completa e assim a gordura seja eliminada.

Outro ponto é que os detergentes e os sabões têm a capacidade de diminuírem a tensão superficial da água, porque diminuem as interações entre as suas moléculas, facilitando, assim, que ela penetre em vários materiais para remover a sujeira.

O transparente serve para desengordurar. é roupas e tirar manchas de gordura da roupa. O amarelo serve pra lavar louça, pisos, estofados e até parede.

O processo para fazer sabão obedece uma regra básica: uma reação entre um ácido graxo (gorduras e óleos de origem vegetal ou animal) com um material alcalino – de caráter básico, como a soda cáustica. O óleo de soja, utilizado na cozinha, é um exemplo de ácido graxo que pode ser reutilizado para a fabricação de sabão.

O efeito visto ocorre porque o detergente dissolve (emulsifica) a mistura de leite e corante. Assim, os corantes não se misturam no leite por causa de sua gordura. Mas o detergente é um agente tensoativo, que é capaz de quebrar essa tensão superficial que impede o corante de se dissolver no leite.

Com isso, o detergente atua como um emulsificante por promover a dispersão do óleo na água. Diante desse funcionamento, os detergentes se classificam como tensoativos, uma vez que conseguem diminuir a tensão superficial ou interfacial de uma mistura de dois líquidos promovendo essa emulsificação.