Porque o cavalo-marinho fica grávido?

Perguntado por: nmorgado3 . Última atualização: 13 de julho de 2023
4.5 / 5 15 votos

Para os pesquisadores, a gravidez nos machos seria uma forma de produzirem mais filhotes viáveis uma vez que tem um cuidado parental durante todo o desenvolvimento embrionário. Assim, também, a fêmea pode produzir rapidamente mais ovos.

→ Reprodução dos cavalos-marinhos
Além disso, eles apresentam como característica marcante o fato de que o macho seja o responsável por gerar o filhote. No momento da cópula, a fêmea do cavalo-marinho transfere seus ovócitos para dentro da bolsa incubadora do macho.

Reprodução do cavalo-marinho
Trata-se de uma fecundação interna. O macho carrega os ovos por aproximadamente dois meses, o período da gestação, até o momento que são eclodidos da bolsa incubadora.

Esses animais apresentam fertilização externa e seus embriões se desenvolvem por cerca de 20 dias no meio ambiente até se transformarem em girinos e serem capturados e mantidos em expansões bucais dos machos, conhecidas como sacos vocais, até sua metamorfose.

Na costa brasileira, estão distribuídas por todo o litoral e são encontradas em recifes, baías e bancos de algas, além de manguezais e lagunas. O cavalo-marinho de focinho longo H. reidi é o mais comum nos estuários brasileiros.

O cavalo-marinho é vendido para fora do país a US$ 13 cada um, cerca de R$ 25.

Cavalo-marinho: um grupo diferente entre os peixes
As brânquias e a formação das escamas são outras diferenças importantes entre os tipos de peixes. Com corpo coberto por escamas de origem dérmica, os peixes ósseos contam com fendas branquiais recobertas por uma membrana.

Durante o cio, a égua normalmente fica receptiva ao garanhão. Na presença dele, ela afasta lateralmente os posteriores, elevando a cauda e urina uma boa quantidade com odor característico. Em seguida, ela contrai a parte inferior da vulva o que expõe o clitóris, como é dito popularmente que a égua está “piscando”.

de 300 a 500

O número de filhotes também varia de acordo com a espécie, mas em média nascem de 300 a 500 filhotes. Após o nascimento, eles vivem à deriva na coluna d'água se alimentando de pequenos crustáceos.

Além disso, possuem um importante papel na teia alimentar da fauna marinha e estuarina. Controlam populações de algumas espécies de animais que vivem no fundo do mar. De modo que, sem os cavalos-marinhos, haveria desequilíbrio nesses ecossistemas.