Porque o cabelo fica liso quando é feita a chapinha?

Perguntado por: dpaiva . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.5 / 5 18 votos

Já no século 20 descobriu-se que a temperatura de 100ºC faz com que o hidrogênio presente nos fios de cabelo evapore, deixando-os com o aspecto liso.

Com o estiramento da queratina pela chapa quente, elas se fecham e formam uma película uniforme em torno do fio, refletindo a luz com mais intensidade.

O Shampoo antirresíduos pode ser um aliado na retirada da química. O produto é conhecido por realizar uma limpeza profunda nos cabelos, já que é capaz de retirar substâncias de forma mais intensa. E, assim como acontece com as colorações, ele também pode ajudar na retirada do excesso de química nas madeixas.

A temperatura, que varia de 50 a 160 graus dependendo do modelo, provoca alterações físicas e químicas na estrutura capilar. “O calor desidrata, amolece e alonga temporariamente as células mortas e solidificadas de queratina, proteína que compõe o cabelo”, afirma a dermatologista Shirlei Borelli, de São Paulo.

O calor quebra essa camada protetora e, com o tempo, danifica a camada interna (o córtex), deixando os cabelos opacos e secos e, em situações extremas, fragilizando e causando a quebra da fibra.

Saiba que isso pode acontecer por vários motivos: o seu fio pode ser naturalmente grosso ou seco, como os cacheados e crespos, ou os seus cabelos podem estar ressecados, com frizz e com pontas duplas. Por isso, alguns cuidados extras antes e depois de ligar o secador ou a chapinha são essenciais. Confira quais são!

As alterações hormonais são as principais causas da mudança capilar, mas outros fatores também podem influenciar a transformação, como o excesso de tratamentos químicos, por exemplo. “Os picos hormonais na adolescência e na gravidez e a queda de hormônios na menopausa são episódios conhecidos.

Como fazer cachos com a chapinha durarem mais? Entre as principais dicas para cabelo liso com cachos feitos com chapinha está o uso de um spray fixador que garanta o efeito por mais tempo. Além disso, faça rolinhos com os cachos e prenda com alguns grampos até que todo o cabelo esteja cacheado.

DE OLHO NA TEMPERATURA
Quem tem cabelo fino, não deve passar dos 180ºc, para não queimar os fios; já quem tem cabelos mais grossos e volumosos, pode chegar até 200ºc para facilitar o processo. Por outro lado, quem tem o cabelo frágil ou com química, jamais deve passar dos 150ºc!

Temperaturas elevadas, acima do suportável pela fibra capilar, causam o alisamento térmico.

Foi nesse período que se popularizou o cabelisador, uma espécie de haste de metal que era aquecida e usada para alisar. Na década seguinte eram usados pentes de metal com o mesmo objetivo (sim, quando aquecidos, eles funcionavam como uma chapinha rudimentar. E tem gente que usa isso até hoje!).

Além da hidratação antes da chapinha, lembre-se que os processos de nutrição e reconstrução capilar também são essenciais para manter os fios saudáveis. Portanto, uma boa dica é investir no cronograma capilar e oferecer para os cabelos tudo o que ele precisa. Por fim, não esqueça do protetor térmico.

Usar a chapinha todos os dias pode deixar os fios fragilizados, por isso, prefira utilizá-la uma ou duas vezes por semana, sem esquecer, claro, dos cuidados necessários.