O que é a selagem?

Perguntado por: ijordao . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.7 / 5 20 votos

É um procedimento que fecha as cutículas do cabelo, reduz volume e deixa os fios alinhados. A selagem capilar é uma ótima opção principalmente para quem tem cabelo liso natural e quer diminuir o volume das madeixas. Também faz toda a diferença para quem alisa os fios e quer prolongar o efeito da escova.

A grande diferença entre os dois métodos está na finalidade de cada procedimento. Enquanto a Selagem Capilar é responsável por tratar os cabelos danificados, a Escova Progressiva vem com a missão de manter os fios lisos por um longo período de tempo, sem necessariamente oferecer um tratamento à fibra capilar.

três meses

A selagem dura, em média, três meses, deixando o cabelo saudável e alinhado até o próximo tratamento. Mas esse intervalo pode variar um pouco, de acordo com a quantidade de lavagens. Além disso, você pode tomar alguns cuidados para aumentar a durabilidade.

Ela sela as cutículas dos fios, evitando o ressecamento e recuperando os danos sofridos, principalmente após químicas. Por isso, a selagem capilar é indicado para os cabelos danificados por colorações e alisamentos. Para devolver a saúde dos fios, esse tratamento usa um ingrediente principal: a queratina.

A selagem verdadeira não estraga os fios e também não tem formol. O tratamento, como o próprio nome sugere, serve para selar as cutículas, restaurar fios danificados, repondo a queratina e os nutrientes perdidos. O resultado é um cabelo saudável, mais hidratado, macio e alinhado.

Em média, um usuário conseguirá achar selagem de cabelo por valores entre R$ 54,33 e R$ 54,33.

De qualquer forma, o botox reduz mais o volume dos fios e mantém eles mais alinhados que a selagem, mas o efeito é mais natural e dura menos tempo de acordo com a frequência de lavagem.

A selagem capilar tem a função de selar as cutículas dos cabelos, eliminando aquele aspecto de cabelo poroso, ressecado e sem brilho. O que é botox capilar? É um tratamento que repõe a massa capilar perdida, deixando os fios mais resistentes, hidratados e alinhados.

Secador, chapinha e modelador de cachos, se usados em excesso e sem o devido cuidado, são muito prejudiciais para a saúde dos fios e podem antecipar a perda de efeito do tratamento. Por isso, outro item entre os cuidados de cabelos com selagem é evitar, ao máximo, o uso dessas ferramentas.

Entre os danos causados pelo formol para saúde podemos listar queimadura, descamação do couro cabeludo, queda de cabelo, ardência nos olhos, falta de ar, tosse, dor de cabeça, enjoo, vômito, desmaio.

Mesmo trazendo inúmeras vantagens, é necessário tomar alguns cuidados com a selagem térmica. O calor utilizado no procedimento pode causar danos aos fios, resultando em cabelos secos e quebradiços. Nesse ponto, o equilíbrio entre a obtenção de um visual liso e a preservação da saúde capilar é crucial.

O procedimento tem como função promover a restauração dos fios, reduzindo o frizz e trazendo maciez e brilho. Para repor a queratina, que tem a função de “selar” as cutículas do fio. Assim, selagem recupera a saúde dos cabelos trazendo mais disciplina, hidratação, resistência e brilho.

A selagem capilar tem alguma química? Não. Muito pelo contrário! Por ser um procedimento altamente indicado para cabelos que acabaram de passar por algum tipo de química, a selagem não possui nenhuma substância que cause esse efeito.

A selagem nos fios é recomendada para cabelos bastante danificados, mas quando eles estão muito, mais muito fragilizados, a aplicação súbita de queratina pode sobrecarregar os fios. Então, se esse é o caso do seu cabelo, é bom fortalecê-lo antes com uma boa hidratação e uma rotina de nutrição.